Desafio das Brigadas vai reunir 17 empresas de Joinville e região

O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (Acij) promove a segunda edição do Desafio das Brigadas. Será no Núcleo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) que 17 empresas irão competir para aprimorar a técnica operacional em situações emergências dentro das indústrias.

As competições ocorrem no dia 28, das 8 às 14 horas, no Distrito Industrial, e poderão ser assistidas pela comunidade. Para competir, as equipes devem ter oito participantes e estar uniformizada para combate. As provas vão exigir conhecimento de combate ao fogo, transposição de obstáculos físicos, primeiros-socorros, além das atividades específicas de brigadista, organização e trabalho em equipe.

Estão confirmadas as brigadas da: Britânia Eletrodomésticos; Ciser Parafusos e Porcas; Comunidade Deus Provedor; Companhia Fabril Lepper; Docol Metais Sanitários; Embraco; Fremax; Granaço Fundição de Aço; General Motors; Incasa Produtos Químicos; Menegotti Indústrias Metalúrgicas; Kavo Kerr; Opa Bier; Whirlpool S.A; Termotécnica; Tigre Tubos e Conexões; e Tupy S.A.

Segundo o presidente do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, Maciel Alexandre de Moraes, neste ano um dos diferenciais é o grande número de participantes. No ano passado foram seis equipes. “Acredito que a troca de informações com as boas práticas entre as empresas participantes vai fortalecer e contribuir com a prevenção em emergências, tanto nas áreas industrial como também na comunidade”, destaca. Os três primeiros colocados receberão troféu.

“Este evento é uma oportunidade importante, também, para troca, aprimoramento de conhecimento e integração do trabalho entre brigadas e bombeiros voluntários”, comenta o comandante do CBVJ, Carlos Kelm. “O nosso propósito é buscar sintonia na forma de atuação uma vez que, em caso de sinistro nas empresas, a primeira resposta será a das brigadas. Quanto mais preparadas estiverem, melhor será o trabalho em conjunto com os bombeiros e menor o dano ao patrimônio.”

Até 2009, acontecia a Competição de Brigadas Industriais de Joinville e Região (Combiville), que depois de 30 anos e, de ter galgado o posto e maior do gênero no país, acabou sendo extinta. No ano passado, com a realização do 1º Desafio das Brigadas essa história passou a ser resgatada e as tradicionais competições também.

O Núcleo de Ensino e Instrução do CBVJ fica na rua Dona Francisca, 6.500, no Distrito Industrial.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Acij

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *