Essaé Cia apresenta a última aventura de Gilgamesh neste fim de semana

Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Apesar de pouco conhecida do grande público, sua saga, contada há 5 mil anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. O antigo rei da Suméria, de caráter semilendário, é o personagem principal da Epopeia de Gilgamesh, um épico mesopotâmico preservado em tabuletas escritas com caracteres cuneiformes.

Esta é a história que a Essaé Cia decidiu, de maneira bem humorada, contar. Em “A última aventura de Gilgamesh”, o protagonista passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade. “Gilgamesh, em busca da imortalidade, descobre que não é a imortalidade a saída, mas sim os seus feitos, sua própria história. Embora pouco conhecida e sendo a mais antiga de todas as histórias, esta baseou muitas outras”, comenta o ator Cassio Correia.

A iniciativa de contar a história partiu de um dos atores da Essaé Cia, Muriel Szym, que apresentou a história de Gilhamesh aos colegas e contou que sempre se motivou a contá-la. Pela densidade da história, um dos diferenciais da montagem joinvilense é o bom humor. “Ela já foi contada de diversas formas e a gente resolveu deixar ela mais leve”, conta Cassio.

Um outro aspecto do espetáculo é a metalinguagem, já que a Essaé Cia vai falar do teatro dentro do teatro. Além disso, a companhia vai apresentar uma nova linguagem/estética do teatro de animação, como tem feito em outros trabalhos.

“Foi assim quando trouxemos o teatro de sombras com ‘O Carteiro’, em 2012, com o teatro de objetos com ‘Fadas’, em 2014, com o resgate de Teatro Lambe-lambe em 2017, e agora, com ‘A última aventura de Gilgamesh’, trazemos uma a técnica do Teatro de Manipulação Direta, inspirado no Bunrako Japonês”, explica Cassio.

O trabalho tem direção de Henrique Sitchin, da Cia. Truks Teatro de Bonecos, de São Paulo. O elenco é composto Cassio Correia, Jackson Amorim, Muriel Szym e Thuani Stolf. Na técnica, Fábio Cabelo e Flávio Andrade.

A estreia de “A última Aventura de Gilgamesh” é neste sábado (7), às 20 horas, no Galpão de Teatro da Ajote. Com classificação livre, o espetáculo volta aos palcos nos dias 8, 14 e 15 de setembro, sempre no mesmo local e horário.

Os ingressos, que custam R$ 20, podem ser adquiridos por aqui ou na Livraria A Página e na Loja Arcobaleno Universo Mistico.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Essaé Cia

2 comentários em “Essaé Cia apresenta a última aventura de Gilgamesh neste fim de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *