Jaraguaense é campeão do 5º Floripa Winter Chess 2019

Pelo quinto ano consecutivo o campeão do Floripa Winter Chess foi definido na última rodada. O Mestre Nacional (MN) Lucas Fonseca Piccoli, do Clube de Xadrez de Jaraguá, garantiu o título do evento com seis pontos após uma vitória na última partida contra Marcos Blanco, da Argentina.

A bicampeã feminina do evento foi Karoliny Taiane da Cruz, do Clube de Xadrez de Florianópolis (CXF), que somou quatro pontos. Ao todo, 70 jogadores disputaram a edição de 2019, que ocorreu no Hotel Praia Brava de 30 de agosto a 1º de setembro.

O evento, tradicional em Florianópolis, é especial para jogadores até 2200 de elo FIDE. O objetivo da organização é proporcionar que mais enxadristas possam disputar o título e movimentar o rating. Na edição desse ano, o campeão MN Lucas Piccoli perdeu somente uma partida, na quarta rodada, para o também MN Daniel Brandão Mariani, do PENSE Florianópolis, que também disputava o primeiro lugar do torneio.

Conforme Lucas, o Floripa Winter Chess é um torneio difícil e muito equilibrado com partidas emocionantes e bem lutadas até o final. “A mais difícil foi essa última que fiquei por baixo no meio-jogo e defendi um ataque que ele executou bem, mas que errou no final e permitiu a vitória”, destacou.

O enxadrista agradeceu a dedicação dos professores GM Luis Paulo Supi, MI Vitor Carneiro, Renan Levy da Costa e Karina Kanzler, e comentou ainda que o maior sonho no xadrez é conquistar o título de Grande Mestre (GM). A performance de Lucas no final do torneio foi de 2276 e mais 55 pontos de rating FIDE.

A bicampeã feminina do evento, Karoliny Taiane da Cruz, integrante das equipes de rendimento de Florianópolis, comentou a atividade. “Mais que um esporte, o xadrez é para mim um incentivo. Participar de competições traz experiências que ensinam a lidar com as consequências das próprias escolhas e inclusive a aprender e crescer com os próprios erros”, disse Karoliny, que tem o sonho de treinar e conquistar o título de Mestre FIDE Feminina (WMF). No torneio, Karoliny conquistou 27 pontos de rating e performance de 1918.

Os Organizadores Internacionais Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Pomar avaliaram positivamente o evento e destacaram novidades para 2020. “O evento já está confirmado, mas será aperfeiçoado e contará com um novo formato. Reforçamos o convite para a sexta edição do Floripa Chess Open, que acontecerá de 20 a 26 de janeiro no Lira Tênis Clube e contará com premiação de R$ 33 mil”, destacaram os organizadores.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *