Dia de semana também tem cultura! Confira na agenda

O Mirante Joinville chegou a fazer uma experiência tempos atrás, mas não conseguiu manter a publicação de uma agenda cultural da semana. Porém, somos teimosos e cá estamos outra vez. Afinal, não é só no fim de semana que ocorrem eventos culturais. O povo quer diversão e arte todos os dias!

Assim, o jornal passa a publicar duas agendas culturais. Esta, na segunda-feira, com os eventos marcados de segunda à quinta. A curadoria fica por conta de Felipe Silveira. A outra, que você já conhece, sai no fim da tarde ou no começo da noite de quinta-feira, com a agenda de sexta, sábado e domingo. Fernando Costa, com seu olhar biônico, é o curador da edição de fim de semana.

Ainda sobre a agenda da semana, ela pode e será atualizada à medida que novos eventos forem divulgados. Em muitos casos, a divulgação é feita durante a segunda-feira, quando a agenda já está no ar. Nestes casos, vale dar uma olhadinha para conferir se não está perdendo nada.

Segunda-feira (2)

Oficina de Gumboot Dance [EM JARAGUÁ DO SUL]
A oficina é composta por exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul. Em sua essência, o Gumboot Dance traz elementos da brincadeira, do canto de trabalho e a sonoridade extraída do próprio corpo. O aluno experimenta de uma forma lúdica e musical, a possibilidade de criar códigos e diálogos percussivos, e com as diversas variações sonoras, chegarmos ao entendimento da história vivida no período de maior extração de ouro e diamante no final do século XIX na África do Sul. A oficina é realizada pelo grupo Gumboot Dance Brasil, de São Paulo(SP), e tem como ministrantes Rubens Oliveira, Samira Marana e Danilo Nonato. A carga horária é de seis horas.
Inscrições gratuitas
Vagas:
30 vagas
Horário: 13 às 19 horas
Local: Teatro Sesc Jaraguá do Sul (rua Jorge Czerniewicz, 633)

Terça-feira (3)

Por enquanto, nada.

Quarta-feira (4)

Martírio
Documentário de Vincent Carelli mostra o retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá. O autor registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio. Classificação: 12 anos.
Entrada gratuita
Horário: 19h30
Local: Sesc (Rua Itaiópolis, 470, América)

Quinta-feira (5)

De Michelangelo a Pita Camargo
“Um olhar sobre a criação” é um dos módulos do Projeto Arte, Cultura e Psicanálise, uma parceria do Sesc com o grupo Das Unbewusste – Estudos em psicanálise, iniciada em 2018, que pretende trazer reflexões psicanalíticas no ambiente formado a partir do espaço da galeria do Sesc, em meio às obras. Um convite à roda de conversa sobre a criação artística e seus efeitos no espectador. O encontro desta semana terá mediação de Liliana Alves e participação especial de Pita Camargo.
Entrada gratuita
Horário: 19 horas
Local: Galeria de Arte do Sesc (Rua Itaiópolis, 470, América)

Face da Cor
Marcos Rück apresenta sua nova exposição o Garten Shopping. “Face da Cor”, com curadoria de Marc Engler, retoma um tema vigente na trajetória, a natureza. Composições de opostos, onde sol e lua, Yin e Yang, dia e noite, representam assuntos da contemporaneidade com figurações sintonizadas com o surrealismo, pop arte e neoexpressionismo.
Entraga gratuita
Horário da abertura: 19h30
Período: 5 de setembro a 9 de outubro, das 10 às 22 horas
Local: Garten Shopping

Delicadeza e Força do Feminino
Realizada em parceria com a Urban Arts, mostra sobre a delicadeza e a força do feminino contará com obras dos artistas Ana Paula Hoppe e Henrique Belotti, de Joinville, e Marcelo Monreal, de Jaraguá do Sul. Os artistas estarão no shopping durante todo o dia da abertura.
Entrada gratuita
Período: 5 de setembro a 14 de setembro, das 10 às 22 horas
Local: Shopping Mueller (corredor da loja Arezzo)


Curadoria: Felipe Silveira

Envie sugestões

Você promove ou sabe de algum evento interessante na cidade? Envie sua sugestão para o nosso e-mail (omirantejoinville@gmail.com) ou entre em contato pelas nossas redes sociais.