29º Seminário de Iniciação Científica começa nesta quinta-feira

Durante a Semana de Eventos Integrados (SEI) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, que ocorre até sábado (31), ocorre a 29ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC). As atividades ocorrem na quinta (29) e sexta-feira (30), no Centro de Convivência.

“Interdependência entre Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento: O Desafio da Quádrupla Hélice” é o tema da mesa-redonda de abertura, com início às 10 horas, no auditório do bloco F. A atividade contará com quatro especialistas, cada um representando uma área diferente do incentivo à pesquisa:

Amauri Bogo, diretor de ciência da Fundação de Amparo à pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); Jorge Rodrigo Giordan, diretor da arquitetura de sistemas na Whirlpool; Rafael de Camargo Catapan, professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Pedro Shioga, coordenador de programas de inovação na Prefeitura de Joinville. A mediação será feita pelo editor do jornal O Mirante, Felipe Silveira.

A 29ª edição do SIC contará com apresentação de 124 projetos das áreas de ensino do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). Na quinta-feira, projetos dos cursos de Licenciatura (Matemática, Química e Física) e de Ciência da Computação serão apresentados. Já na sexta-feira, as apresentações serão dos cursos de Engenharia. O seminário ocorrerá das 14 às 16 horas.

As apresentações dos projetos de pesquisa serão feitas por meio de banners. Os três trabalhos mais bem avaliados de cada dia vão ser premiados com medalhas. A premiação será realizada no encerramento do evento, às 19 horas, no auditório do bloco F.

O evento tem objetivo proporcionar aos alunos de Iniciação Científica e demais pesquisadores da Udesc, a oportunidade de expor e discutir seus trabalhos e ao mesmo tempo, reunir bolsistas, orientadores, pesquisadores e órgãos financiadores envolvidos com as atividades de pesquisa, para um maior intercâmbio de informações e experiências. As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras atividades da SEI nesta quinta

A tradicional Tenda da Ciência, que sempre ocorre na Praça Nereu Ramos, desta vez ocorre dentro do campus universitário, no estacionamento localizado nos fundos do Bloco H. Das 13h30 às 17 horas, mais de 30 ações de extensão estarão expostas para que a comunidade possa conhecer e interagir com os professores e estudantes envolvidos. Esta é a nona edição do evento.

Outra atividade é o 1º HackatH 2On, com o tema “Perdas no Fornecimento de Água Tratada”, que começa na quinta e se estende até sexta-feira. O evento tem como objetivo o desenvolvimento de projetos com soluções tecnológicas que sejam inovadoras e utilizáveis. A iniciativa é uma parceria com o Projeto Resgate e a Companhia Águas de Joinville (CAJ).

Às 19 horas, no RU, o Cineclube CCT terá uma sessão especial com o filme “Estrelas além do tempo”, sobre uma equipe de cientistas afro-americanas da NASA. A entrada é gratuita. A programação completa da SEI pode ser acessada por aqui. Todas as atividades são abertas à comunidade em geral.


Texto: Redação O Mirante
Foto: Jonas Pôrto/Udesc Joinville
Informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *