SC e SP assinam termo de cooperação para incentivo à pesquisa

Santa Catarina e São Paulo assinaram um termo de cooperação bilateral, na quinta-feira (22), durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), na capital paulista. Com isso, os dois estados irão lançar projetos e editais unindo pesquisadores e gerando soluções visando o desenvolvimento econômico.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, essa parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de São Paulo (Fapesp) é um importante passo para abrir as fronteiras da pesquisa e inovação entre Santa Catarina e São Paulo.

“Essa cooperação irá permitir que problemas dos estados e necessidades das empresas sejam trabalhados de forma compartilhada gerando soluções conjuntas e novos recursos para o desenvolvimento das regiões”, comentou.

Ainda de acordo com Holthausen, cada uma das fundações de pesquisa fará o processo seletivo nas suas respectivas unidades da federação e os recursos serão aplicados dentro de cada realidade local. Entre os motivos que levaram à assinatura do termo de cooperação está o interesse comum em promover o avanço da ciência e o desenvolvimento tecnológico. O primeiro edital será lançado ainda no segundo semestre de 2019.

Se encaixam dentro do termo de cooperação: projetos e editais conjuntos de pesquisa conduzidos por cientistas dos dois estados; atividades de intercâmbio científico que ajudem a preparar a base para a elaboração de projetos de pesquisa cooperativos entre equipes catarinenses e paulistas, incluindo visitas de intercâmbio científico, workshops e seminários científicos bilaterais; intercâmbio de quaisquer informações que sejam relevantes para os objetivos do Memorando de Entendimento; outras ações de apoio à pesquisa cooperativa entre equipes dos respectivos estados.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Felipe Maeda/Agência Fapesp
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *