Joinville terá ato pela Amazônia neste domingo

Uma grande manifestação nacional contra a destruição da floresta amazônica está marcada para este domingo (25), em várias cidades do país. Em Joinville, o ato será nos jardins do Museu de Arte de Joinville (MAJ), às 15 horas. A organização é do Festival Brotar e do Coletivo Permacultura Joinville.

“Vamos conversar sobre soluções contra o desmatamento e como cada um pode colaborar para a proteção das florestas, da nossa biodiversidade, da vida na Terra”, escreveu a organização em evento no Facebook. Mais de 300 pessoas confirmaram presença na atividade.

Faz semanas que milhares de hectares da floresta ardem em chamas. Entre as causas, uma ação orquestrada de fazendeiros que se assumiram incentivados pelos presidente Jair Bolsonaro. “Precisamos mostrar para o presidente que queremos trabalhar e único jeito é derrubando. E para formar e limpar nossas pastagens, é com fogo”, afirmou  um dos organizadores ao jornal Folha do Progresso, publicação local do Pará.

A redução de fiscalização, por parte do governo federal e de estaduais, e a falta de chuvas no período tem feito o fogo se alastrar rapidamente, causando danos irreversíveis à floresta, com prováveis consequências ao ecossistema mundial.

Tem gerado, também, protestos em todo o mundo. Segundo o pesquisador Fábio Malini, que trabalha com coleta de dados e é ligado à Universidade Federal do Espírito Santo, “nas últimas 14 horas já foram gerados 2.5 milhões de tweets sobre a Amazônia”. Desses, 949.445 em inglês e 698.943 em espanhol.

A presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa, manifestou na quarta-feira (21) preocupação com os incêndios florestais que ocorrem em países dos hemisférios Norte e Sul do planeta. Em mensagem publicada no Twitter, Espinosa enfatizou que as florestas são cruciais para enfrentar as mudanças climáticas, promover a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar

É nesse contexto que os joinvilenses se mobilizam neste domingo. A programação ainda está sendo planejada pela organização, mas todos os joinvilenses são convidados a se manifestar pela floresta.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Daniel Beltrá/Greenpeace

Um comentário em “Joinville terá ato pela Amazônia neste domingo

  • 22 de Agosto de 2019 at 22 de Agosto de 2019
    Permalink

    Não podemos mais aceitar essa total impunidade para esses criminosos, Bolsonaro foi eleito mas NAO é dono do Brasil.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *