Arte para Todos participa de Jornada Integrada de Psicologia, no Paraná

O grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos está levando o seu trabalho para outros estados. O grupo participa nesta quinta-feira (22) da 2ª Jornada Integrada de Psicologia (JIPSI), promovida pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, no Paraná.

Eles realizarão a Oficina de Vivência Artística em Teatro, conduzida pelo ator, diretor e professor Robson Benta e pela Terapeuta Ocupacional Priscila Tocachelis Battistella. O grupo também sobe ao palco para a apresentação do manifesto cênico “Grupo de 8 com 12” e da performance teatral “Toda História merece ser contada”.

“A oportunidade de se apresentar em locais da cidade é um exercício de cidadania e plena inclusão social, onde eles se sentem importantes e respeitados, quebrando todos os estigmas que a doença traz. Sem contar todos os benefícios: melhora da auto estima, expressão corporal, verbal, e tantos outros. Essa viagem para Campo Mourão é como um prêmio de reconhecimento por todo o esforço e dedicação do grupo todo”, destacou Priscila Tocachelis Battistella.

Para o professor Robson Benta, levar o grupo para outros espaços e outras cidades é também levar o exemplo do possível. “É possível ter arte nos espaços de saúde mental para auxiliar nas terapias e também para fazer arte e levar para suas comunidades”, disse.

A Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos foi criada em 2014 e tem o objetivo de contribuir com os processos de desenvolvimento e reinserção social de pessoas com transtorno mental, atendidos pelos Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), que integra a Rede de Atenção Psicossocial de Joinville (Raps). As aulas são realizadas nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, e são conduzidas pelo professor Robson Benta, com assistência da terapeuta ocupacional Priscila Tocachelis Battistella, do educador físico Jocemar da Costa Leite e da produtora cultural Iraci Seefeldt.

O projeto é uma realização dos SOIS, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e com o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar).

Programação

Dia 22, das 15 às 17 horas
Oficina de Vivência Artística em Teatro – Arte para Todos
Destinada a alunos de psicologia participantes do evento, com condução de Robson Benta e assistência dos atores/integrantes da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos e da terapeuta ocupacional Priscila Tocachelis Battistella.

Dia 22, às 19 horas
Apresentação do manifesto cênico “Grupo de 8 com 12” e da performance teatral “Toda História merece ser contada”

Equipe

Diretor e professor de teatro: Robson Benta
Terapeuta ocupacional: Priscila Tocachelis Battistella
Psicóloga: Francielli Cristine Krueger
Produtora Executiva: Iraci Seefeldt
Educador Físico: Jocemar da Costa Leite
Atores/Elenco: Ademir de Oliveira, José Lori da Silva Chaves, Jacson Roberto Flemming, Jocemar da Costa Leite, Paulo André Mendonça Duarte e Silva, Paulo Ovídio Luz Machado Junior, Priscila Tocachelis Battistella e Francielli Cristine Krueger (percussionista).


Edição: Felipe Silveira
Foto: Nathielle Wougles/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *