Candidatos aos Conselhos Tutelares de Joinville se apresentam na Câmara

Na próxima quarta-feira (21), os candidatos às 15 vagas dos três novos Conselhos Tutelares de Joinville se apresentarão ao público. Será uma audiência pública na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas. Cada um terá um minuto para se identificar e passar sua mensagem.

É neste momento que iniciará a campanha eleitoral que vai até o dia 5 de setembro. A votação está marcada para 6 de outubro, em local único, no Colégio Celso Ramos, na rua Plácido Olímpio de Oliveira, 400, bairro Bucarein.

Na primeira fase do processo eleitoral, 139 inscritos tentaram a candidatura e 79 deles acabaram sendo selecionados por estarem de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela comissão especial formada por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Algumas das exigências são: ser maior de 21 anos, residir e ser eleitor em Joinville, ter experiência de dois anos no cuidado de crianças e adolescentes e possuir formação superior nas áreas de ciências humanas ou sociais.

O Conselho Tutelar é órgão autônomo e permanente, não jurisdicional e deve ser composto por membros eleitos pela população. Ele é responsável por zelar o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Cada conselho é composto por cinco membros, contabilizando 15 conselheiros que obtiverem o maior número de votos, tendo direito a um salário de R$ 5.183,61.

Atualmente Joinville conta com dois conselhos. A partir de 2020, passam a existir os conselhos 1,2 e 3, com mandatos de quatro anos, cada um com uma área de abrangência. A nova estrutura passa a existir a partir do dia 10 de janeiro, quando serão empossados os novos membros.

A eleição

A eleição será pelo voto direto facultativo de todo eleitor de Joinville. O período de votação será das 8 às 17 horas do dia 6 de outubro. Cada um dos três Conselhos Tutelares terá cinco vagas sendo disputadas, totalizando 15 eleitos. Os demais figurarão como suplentes. O processo de escolha é fiscalizado pelo Ministério Público. Os 79 candidatos foram distribuídos conforme a região de suas preferências, sendo:

29 candidatos para o Conselho Tutelar 1
Morro do Meio, Vila Nova, São Marcos, Nova Brasília, Santa Catarina, Profipo, Itinga, Boehmerwald, Floresta, Itaum, Anita Garibaldi, Atiradores, Glória, Costa e Silva, América e Santo Antônio

20 candidatos para o Conselho Tutelar 2
Bucarein, Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Ulysses Guimarães, Paranaguamirim, Jarivatuba, Petrópolis, João Costa e Parque Guarani

30 candidatos para o Conselho Tutelar 3
Rio Bonito, Dona Francisca, Pirabeiraba, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Aventureiro, Bom Retiro, Saguaçu, Centro, Iririú, Jardim Iririú, Comasa, Espinheiros, Zona Industrial Tupy e Boa Vista


Edição: Kaue Vezentainer
Foto: Agência Brasil
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *