Joinville celebra 25 anos do Programa Estratégia Saúde da Família

A primeira equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Joinville foi homenageada, na manhã de quinta-feira (15), no evento comemorativo dos 25 anos de implantação do programa no município. A médica Marília Mendes Luz, a enfermeira Helena Silvia Lopes Pereira dos Santos, as técnicas de enfermagem Ademiria Correia e Maria Alsira Lopes dos Santos receberam certificados das mãos do prefeito Udo Döhler em cerimônia que lotou o auditório da UniSociesc nesta quinta-feira (15).

“Que momento especial. Estamos melhores equipados, mas, sobretudo, a competência e dedicação dos profissionais que aqui estão é que fazem a diferença”, declarou o prefeito Udo Döhler, parabenizando os envolvidos no atendimento de saúde do município. O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, destacou que até o próximo ano a meta de Joinville é chegar a 140 equipes de ESF.

A programação seguiu com a apresentação do coral do Projeto Música e Cidadania Jardim Paraíso, que funciona há 20 anos e atende crianças no contraturno escolar. Depois, teve mesa redonda sobre os avanços ocorridos na ESF, e visitação à exposição de banners das atividades de destaque das Unidades Básicas de Saúde da Família. A partir das 13h30, foram promovidas oficinas referentes a temáticas da Atenção Primária.

Atualmente, a Estratégia Saúde da Família presta cerca de 633 mil consultas médicas e de enfermagem por ano. A estrutura atual da Estratégia Saúde da Família tem 70% de cobertura.

Crescimento de 38% nos últimos cinco anos

Em cinco anos, o crescimento da Estratégia Saúde da Família superou a evolução dos primeiros 20 anos. O crescimento foi de 38%. Subindo de 52 para 120 equipes. Até 2020, o objetivo é chegar a 140 equipes.

Também ocorreram importantes investimentos em infraestrutura, com construção de novas Unidades Básicas de Saúde e revitalização de antigas. Foram entregues nove novas unidades e efetivada a reforma de outras 15, com adequação ao alvará sanitário.

Uma importante mudança foi a ampliação no acesso para a população, com a implantação do Programa Melhor Acolher nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, foi criado espaço para a demanda espontânea, ou seja, para atendimento de situações agudas e inesperadas que ocorrem com o paciente.

O crescimento da Estratégia Saúde da Família foi respaldado ainda pela mudança administrativa definida pela Secretaria da Saúde, com a criação de três gerências para os três Distritos (Sul, Norte e Centro), 24 coordenações, para cada microrregião.

E ocorreu a integração da Vigilância em Saúde com as equipes, através da implantação da Coordenação Municipal da Estratégia Saúde da Família. Isso confere mais autonomia às equipes para atuar junto às suas comunidades.

Em paralelo, a Secretaria da Saúde realiza ações intersetoriais como o Mexa-se Mais e o Programa Saúde na Escola, que promove ações de educação em saúde a crianças e adolescentes. Além disso, aderiu ao Programa Saúde na Hora, que estende o horário de atendimento de algumas unidades até as 22 horas.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *