IMA-SC adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) recebeu o certificado de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa do Ministério do Meio Ambiente que tem por finalidade estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O IMA é o primeiro órgão de SC a aderir ao Programa A3P.

A A3P pode ser desenvolvida em toda a administração pública, nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O IMA deve implementar ações para atender os seguintes eixos prioritários estabelecidos pela agenda: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores; e construções sustentáveis.

“O IMA, órgão responsável por garantir a preservação dos recursos naturais de Santa Catarina, tem a missão de ser o exemplo. Desta forma, a iniciativa de aderir ao Programa A3P vai possibilitar que aprimoremos nossos processos e serviços internos, além de servir como modelo de gestão socioambiental para outros órgãos públicos e para a sociedade”, disse o presidente do Instituto, Valdez Rodrigues Venâncio.

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e estrutura-se em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos cinco R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos. O principal instrumento para sua institucionalização é o Termo de Adesão, celebrado entre os órgãos e instituições interessadas e o MMA.


Edição: Felipe Silveira
Foto: IMA
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *