Dia Nacional da Construção Social terá lazer e serviços gratuitos

Pelo quinto ano consecutivo, Joinville será um dos municípios brasileiros a promover o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento reúne trabalhadores do setor da construção civil, familiares e comunidade em um dia de lazer e recreação, exposições, shows culturais e serviços gratuitos nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação, cidadania e segurança do trabalho.

Neste ano, o DNCS será realizado no sábado (17), com atividades em 28 localidades do país. Em Santa Catarina, além de Joinville, fazem parte da iniciativa as cidades de Brusque, Blumenau, Chapecó e Florianópolis.

A programação joinvilense vai das 13 às 17 horas, no SESC da rua Itaiópolis. A entrada é franca. Além de concorrer a brindes e prêmios — entre eles uma moto, bicicletas, televisores e micro-ondas —, os participantes também recebem lanches: cachorro-quente, suco, água e pipoca.

Com foco nas constantes mudanças no mercado de trabalho e nos impactos da tecnologia na indústria, o tema desta edição será “O mundo está mudando, e você?”. A intenção é reforçar a necessidade de atualização dos trabalhadores e promover a reflexão sobre as mudanças pelas quais a indústria da construção civil está passando.

Em Joinville, a organização do evento fica por conta do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e Sistema Fiesc/SESI, com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC). No ano passado, o encontro reuniu na cidade cerca de 2,5 mil pessoas e contabilizou mais de 18 mil atendimentos.

O presidente do Sinduscon Joinville, Vilson Buss, diz que uma comissão multidisciplinar trabalha nos preparativos desde o início do ano. “O Dia Nacional da Construção Social é considerado o principal evento de responsabilidade social do setor e, mais uma vez, queremos que a comunidade de Joinville tenha um dia de integração, lazer, entretenimento, cuidados com a saúde e informações sobre segurança do trabalho e capacitação profissional”, disse.

Programação variada

Pensado para o trabalhador da construção civil e seus familiares, mas aberto a toda a comunidade, o DNCS 2019 vai oferecer mais de 30 atividades e serviços, incluindo recreação infantil, torneio de pênaltis com atletas de futsal JEC/Krona, exposição de carros antigos do Veteran Car Club, aulas de dança e apresentações culturais. Uma das novidades deste ano é a feira de adoção de animais. Um estande será montado no local e as famílias poderão adotar um pet na hora que estiverem indo para casa.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) também vai marcar presença para a emissão de carteiras de identidade (RG). Serão distribuídas 200 senhas e os interessados devem chegar cedo, munidos de certidão de nascimento ou casamento. Divorciados, separados ou viúvos terão de levar a certidão de casamento com a averbação. Os menores de 18 anos que quiserem fazer o RG devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou representante legal. Todos devem apresentar documento com foto e, se for o caso, comprovação da guarda do menor.

Também será possível incluir o número do CPF e PIS na nova carteira de identidade (opcional). O IGP informa que as pessoas devem apresentar todos os documentos originais, em bom estado, e fotocópias. As fotos 3×4 serão feitas no local.

Programação

Saúde e Cidadania

Avaliação capilar
Avaliação corporal
Avaliação odontológica
Avaliação de pressão arterial
Bike to Food
Corte de cabelo e barbearia
Delegacia móvel
Emissão de 200 carteiras de identidade (RG)
Massoterapia
Oficina de remédios genéricos
Orientação nutricional
SESI Clube – Atividade física
Teste de glicemia
Teste visual
XBOX: Atividade física interativa
Adoção de animais

Lazer

Brincadeiras educativas
Brinquedos infláveis
Cama elástica e tobogã
Piscina de bolinhas
Pintura facial infantil
Presença do JEC/Krona Futsal
Presença do Veteran Car Club
Shows regionais
Torneio de pênalti
Distribuição gratuita de cachorro-quente, suco e pipoca

Educação

Caminhão SENAI NR-35
Caminhão SESI Ciências
Orelha inflável
SESI Robótica


Edição: Felipe Silveira
Foto: Elton Costa/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *