Novo “Tsunami da Educação” ocorre nesta terça-feira

Um novo protesto pela educação ocorre em todo o Brasil nesta terça-feira (9), incluindo quatro cidades de Santa Catarina. Em Joinville, a atividade ocorre em dois horários: às 9 horas, na Praça da Bandeira, e às 18 horas, na frente da Univille e da Udesc.

“Tsunami da Educação” é como ficou conhecido o primeiro grande ato contra os cortes de verbas para a educação públicas promovidos pelo governo federal. Cerca de 2 mil pessoas se reuniram em Joinville, no dia 15 de maio. Outros atos, de menor expressão, ocorreram nos dias seguintes.

A atividade de agosto é organizada pelo movimento estudantil e por centrais sindicais, abrangendo diversos temas, como os graves ataques à verba e à autonomia da educação pública, a aprovação da reforma da previdência pela câmara dos deputados, e os constantes ataques à ciência feitas pelo governo.

“Bolsonaro tem se mostrado cada dia mais distante do discurso populista que hipnotizou tantas e tantos brasileiros, à medida que se revela a cada dia mais um agente do mercado numa agenda antipopular. Por isso que acreditamos na importância de encher as ruas: para mostrar que não entregaremos nossos direitos pelos quais já lutamos tanto na história desse país”, afirmou Guilherme Luiz Weiler, um dos organizadores.

Além de Joinville, atos devem ocorrer em Florianópolis (no Largo da Catedral, às 16 horas), Blumenau (Praça Dr. Blumenau, às 16h30) e Lages (Praça do Terminal Urbano, às 16 horas).


Texto: Felipe Silveira
Foto: Kevin Eduardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *