Conheça os vencedores do Prêmio Jovem Autor 2019

Na última sexta-feira (9), a Câmara de Vereadores de Joinville premiou os 15 finalistas da quinta edição do Prêmio Jovem Autor 2019. Em sessão solene, todos os estudantes receberam a medalha de mérito “Professora Herondina Vieira” e foram premiados com tablets, smartphones, notebooks e TVs.

O Jovem Autor é um concurso de redação e desenho que estimula jovens estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem hábitos de leitura, escrita, criação artística e pensamento crítico. O concurso é dividido nas categorias desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião e é determinado de acordo com a idade dos participantes.

“Conservação da Mata Atlântica e as Mudanças Climáticas em Joinville” foi o tema da edição deste ano. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema nas escolas públicas e particulares de Joinville.

A edição 2019 do Prêmio Jovem Autor recebeu a participação de 78 escolas do município, contabilizando um total de 17,6 mil estudantes.

Campeões

Desenho

1º lugar – Andrielly Dayane da Rosa – E. M. Professora Zulma do Rosário Miranda
2º lugar – Mel Louise Albano – E. M. Professora Virgínia Soares
3º lugar – Mateus de Oliveira Teodoro – E. M. Fritz Benkendorf

Carta

1º lugar – Livia Baumer – E. M. Governador Heriberto Hulse
2º lugar – Lara dos Santos – E. M. Enfermeira Hilda Anna Krisch
3º lugar – Clara Isadora Duarte Duffeck – E. M. Paul Harris

Poema

1º lugar – Laura Martins Wagner – E. M. Pastor Hans Muller
2º lugar – Beatriz Cercal Cachoeira – E. M. Professora Virgínia Soares
3º lugar – Camille Venerusso – E. M. Prefeito Max Colin

Crônica

1º lugar – Letícia Costa – E. M. Professora Zulma do Rosário Miranda
2º lugar – Julia du Bois Araújo Silva – Colégio Bonja
3º lugar – Ana Paula de Araújo Dorner – E. M. Professor Avelino Marcante

Artigo

1º lugar – Mariana Thomaselli Teichert – E. E. B. João Colin
2º lugar – Beatriz Holz Wesolowski – Sociedade Educacional Santo Antônio
3º lugar – Letícia Carvalho – E. E. B. Olavo Bilac

Apresentação

Antes da premiação ocorreu um espetáculo de dança da Escola Municipal Pedro Ivo Campos. O grupo reapresentou a coreografia Parintins é Festa de Boi Bumbá, vencedora da categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior, do Festival de Dança de Joinville. A coreografia, ligada à cultura da Amazônia, mantém relação com a conservação do meio ambiente e à proteção dos povos indígenas da região. A apresentação foi feita no Átrio da Câmara e quebrou a rotina da Casa, que encheu de espectadores os corredores e escadarias.

Para o vereador Rodrigo Fachini (MDB), idealizador do prêmio Jovem Autor,  o grande objetivo do prêmio é o desenvolvimento das habilidades de reflexão e escrita, para a participação ativa na cidadania. Presidente da Escola do Legislativo, o vereador James Schroeder (PDT), que é engenheiro agrônomo, destacou a importância do pensamento crítico para a cidadania e pontuou uma novidade da categoria carta: elas foram enviadas aos representantes do poder público.

Presidente da Câmara, o vereador Claudio Aragão (MDB) destacou a importância de diretores, pais e familiares dos vencedores, bem como dos servidores da Escola do Legislativo na organização do evento.  Além deles, também estiveram presentes na ocasião os vereadores Ninfo König (PSB) e Roque Mattei (MDB). Também acompanharam a premiação os deputados estaduais Ivan Naatz (PV), que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e Sargento Lima (PSL).

A atual Mesa Diretora da Câmara Mirim também acompanhou a entrega do prêmio. Gabriel Nascimento (presidente), Luana Moser (vice-presidente), Luiz Vinicio Zanca (1º secretário) e Luiza Becker Schotten (2º secretário).


Edição: Sabrina Quariniri
Foto: Mauro Arthur Schlieck/CVJ
Informações: Divisão de Jornalismo da CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *