11ª Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas vai até sexta-feira

Começou na terça (6) e vai até sexta-feira (9) a 11ª Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas, que ocorre no Teatro Juarez Machado. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) e pela Secretaria da Saúde de Joinville, com apoio de outras entidades.

A jornada reúne acadêmicos e profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários, que atuam na área de Perinatologia, ramo da medicina que envolve obstetrícia, neonatologia e pediatria. O objetivo do evento é discutir com as Redes de Atenção à Saúde, assuntos relacionados à saúde materno-infantil para melhorar os resultados no atendimento à população, integrando educação e ciência e divulgando novas tecnologias.

Paralelamente à jornada ocorrem outros importantes eventos: V Simpósio do Banco de Leite Humano, V Simpósio de Mortalidade Materna e Infantil, V Semana Científica, II Encontro Municipal da Rede Cegonha, II Dia da Comunidade e I Dia dos Agentes Comunitários de Saúde.

Durante a solenidade de abertura do evento, a diretora-geral da Maternidade Darcy Vargas, Vera Lucia Freitas, destacou o grande envolvimento dos profissionais na organização do evento, bem como a presença de participantes vindos de outros Estados, como São Paulo e Minas Gerais.

“Por muitos anos ouvi falar na jornada, mas não participava ativamente da construção dela. E, neste ano, observamos que desde janeiro todo o Departamento de Ensino da Maternidade Darcy Vargas está envolvido em todas as ações que acontecem a partir de hoje. E é muito bom ver que tantas pessoas se inscreveram para estar aqui”, comemorou a diretora-geral.

De acordo com o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, a jornada demonstra a importância que a Maternidade Darcy Vargas dedica aos cuidados do pré-natal, gestação e puerpério, componentes da Rede de Saúde fundamentais para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas.

“Nos últimos anos, passamos de 38% para 76% a cobertura da atenção primária. Precisamos qualificar cada vez mais o nosso pré-natal. Joinville é o município com menor índice de mortalidade infantil, em Santa Catarina, mas esse número aumentou e precisamos reduzir. Por isso, vamos estipular ações mais fortes para baixar esse indicador”, afirmou o secretário.

Ele ainda destacou: “A integração da universidade e da academia no dia a dia do processo de saúde é fundamental para disseminarmos as boas práticas. Se não prepararmos nossos profissionais sobre prevenção, continuaremos gastando 85% dos nossos recursos somente em recuperação”.

A abertura da 11ª Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas recebeu, como atração especial, a peça “Mãe-Criada” apresentada pela companhia de teatro joinvilense Dionisios. No monólogo, a atriz Clarice Steil Siewert retrata os conflitos vivenciados com o surgimento de uma mãe, desde a descoberta da gravidez até os desafios sociais enfrentados pelas mulheres após o nascimento do filho.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *