Joinvilense é coautora de artigo publicado em revista científica internacional

Anne Gabrielle Meirinho, estudante do Mestrado Acadêmico em Química Aplicada da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, é uma das autoras de um artigo publicado na revista científica Jornal Europeu de Química Orgânica (Eurjoc). O artigo “Oxidação eletroquímica da ligação C(sp2)-H e selenação de arenos ativados” foi publicado em 29 de julho.

O projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Química Aplicada (PPGQ) foi orientado pelo professor Samuel Rodrigues Mendes e contou com a participação de Antônio Luiz Braga, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além dos professores, os doutores Guilherme Ariel Machado Martins e Jamal Rafique Khan também fizeram parte da pesquisa juntamente com a mestranda e com o acadêmico Vinícius Pereira, ambos integrantes do grupo de pesquisa do Laboratório de Síntese e Catálise (Sinca), da Udesc Joinville.

Este é o primeiro artigo brasileiro desenvolvido na área de Eletrossíntese em Química Orgânica. A pesquisa utiliza da Eletroquímica, uma metodologia que fornece condições simples de reação para sintetizar moléculas com grande potencial na área biológica e na ciência de materiais. A síntese de moléculas que tem sido testada com potencial contra doenças como o Alzheimer, Parkinson e Câncer, pode ser facilitada através dessa metodologia.

“Certamente é o resultado de um trabalho em equipe. Me sinto feliz por termos alcançado este objetivo de publicar a pesquisa em uma revista de destaque internacional”, declarou Anne.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *