Sama apresenta peça de teatro sobre guarda responsável de animais

A linguagem teatral foi a ferramenta escolhida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) para conscientizar a comunidade sobre abandono e maus tratos a animais domésticos. Desde o início deste mês, o Núcleo de Educação Ambiental da Sama está levando a escolas, entidades e instituições a peça “Guarda responsável em cena”.

O objetivo sensibilizar a comunidade sobre o tema, visando reduzir a incidência de maus tratos e abandono por parte dos tutores, bem como incentivar a adoção de animais que precisam de um lar. De acordo com a pedagoga do núcleo, Marcela da Cruz da Silva, os atores buscam representar a dor dos animais para mostrar que eles também sentem frio, fome e medo.

“O abandono é o foco principal, mas a peça também aborda problemas como cães semidomiciliados, que têm casa e são alimentados, mas com livre acesso à rua, podendo morder as pessoas e se reproduzir com outros animais”, explica Marcela. Microchipagem, castração, adoção e aquisição responsável, principalmente de animais de raça que têm características específicas, também são temas abordados no espetáculo.

Nesta terceira edição, o projeto da Sama tem como público-alvo alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e adultos. As apresentações são gratuitas e as escolas, entidades, instituições e associações que tiverem interesse podem solicitar agendamento pelo e-mail palestra@joinville.sc.gov.br. Há disponibilidade de horários a partir do mês de setembro.

As próximas apresentações da peça serão na Escola de Educação Básica Dr. Tufi Dippe (8, 22 e 27 de agosto), EEB Professor Rudolf Meyer (15 de agosto), EEB Juracy Maria Brosig (20 de agosto) e Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira (29 de agosto).

As ações de Educação Ambiental da Sama sobre Guarda Responsável de Animais Domésticos ocorrem desde 2014 e vão ao encontro da Lei Municipal 360 de 2011, que instituiu o Programa de Proteção Animal do Município de Joinville. É importante destacar que abandono e maus tratos a animais é crime, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605 de 1998, e podem resultar em pena de detenção e multa.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *