Joinville ganha turma de super-heróis pelo traço de Fabrício Porto

O jornalista, cineasta, escritor e agora desenhista Fabrício Porto lança, em parceria com o jornal O Mirante, a Super Turma. Toda terça e quinta-feira serão publicadas novas histórias das crianças que têm um poder muito especial, o poder do faz de conta. A exceção é esta primeira semana, que terá uma publicação por dia para apresentar cada um dos personagens.

A Super Turma reúne quatro personagens — Elô, Pedro, Sú e Benjamin —, crianças que também inventam super-heróis e cujo único poder é o de brincar e inventar. A ideia surgiu a partir de uma entrevista do mexicano Roberto Bolaños, o consagrado autor dos personagens Chaves e Chapolin, em que o assunto era justamente o “Polegar Vermelho”.

“Era uma entrevista em que ele falava sobre a força do Chapolin Colorado, porque ele não tinha força nenhuma. Então ele era muito mais herói, muito mais corajoso, do que qualquer outro personagem, como Batman e o Super-Homem, que podem fazer o que quiser. Afinal, ele poderia morrer, era o único herói que conseguia superar os limites. Isso me chamou bastante atenção e eu pensei em criar esses personagens”, revelou Fabrício.

O Chapolin, que ele considera um dos melhores personagens de Bolaños, é uma das referências de Fabrício, que também inclui na lista a Mafalda (Quino) e o Menino Maluquinho (Ziraldo). Ele também acrescentou a Turma da Mônica, mais pelo formato, da turma de quatro crianças em que cada uma tem uma dificuldade diferente.

Para Fabrício, a mensagem é intrínseca à arte, mas isso é bem diferente de uma lição de moral, coisa que ele não gosta. “Esses personagens são crianças que têm medo, que tem suas limitações, mas mesmo com esses empecilhos, que eles e nós todos temos, eles conseguem criar, desenvolver e brincar”, comentou o autor, ressaltando que a Super Turma é também para adultos, para lembrarem das crianças que foram e que tipo de sonho eles tinham.

A Super Turma será publicada aqui no lado direito do site (pode olhar que a primeira já está ali), duas vezes por semana, às terças e às quintas-feiras. Para quem olha pelo celular, é só arrastar até a parte final. Elas também são publicadas em uma página do Facebook. Curta e compartilhe!


Texto: Felipe Silveira
Arte: Fabrício Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *