Inscrições para a conferência da Assistência Social serão abertas nesta quinta

Com o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville abre, nesta quinta-feira (1), as inscrições para a Conferência Municipal Democrática de Assistência Social.

O tema deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O evento vai ocorrer no dia 29 de agosto, no Teatro UniSociesc, que fica na Rua Gothard Kaesemodel, 833, no bairro Anita Garibaldi. São 300 vagas disponíveis.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita apenas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 23 de agosto, não sendo possível inscrever-se no dia do evento. As inscrições são abertas ao público, sendo permitido o acesso à conferência apenas aos inscritos previamente.

Com programação a partir das 7h30, horário em que será realizado o credenciamento dos participantes, a abertura oficial será às 8 horas. Logo após, será realizada a apresentação de dados e feita a leitura e a aprovação do regimento. Após uma pausa para o café, a palestrante Janice Merigo, assistente social de Florianópolis, vai falar sobre o tema da conferência.

À tarde, serão realizadas três oficinas, que tratarão dos seguintes assuntos: “Assistência Social é um direito do cidadão e um dever do Estado”, “Política Pública tem que ter financiamento” e “A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade”. Após as oficinas, será realizada a plenária final, com encerramento previsto para as 18 horas.

A conferência ocorre a cada dois anos e tem o objetivo de conferir as propostas da edição anterior, resgatando os temas e as ações realizadas sobre os assuntos discutidos, além de debater e propor novas medidas para a assistência social. Neste ano não haverá eleição de delegados durante a conferência, devido às mudanças que aconteceram nas conferências nacionais e nas regras de participação dos conselhos municipais e estaduais.

Os participantes das conferências estaduais e nacionais serão integrantes dos conselhos, que serão definidos de acordo com a resolução interna do conselho. As diretrizes das conferências municipais, assim como o tema a ser trabalhado, são repassados por um grupo organizado da sociedade civil que é ligado ao Conselho Nacional de Assistência Social, grupo que mobilizou as conferências nos municípios. A Conferência Estadual de Assistência Social vai ocorrer de 4 a 8 de novembro, na Reitoria da Ufsc, em Florianópolis.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *