1ª Copa Inter Atléticas de Handebol ocorre neste domingo

A 1ª Copa Inter Atléticas da Esquadra Handebol Clube ocorre neste domingo (28), das 9 às 17 horas, no Parque Hansen, em Joinville. O campeonato será disputado por seis equipes masculinas das atléticas “CCT – Atlética”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville; “Garrudos – Atlética das Engenharias e Arquitetura”, da Unisociesc, “UCA – Univille Comunicação Atlética”; “UEFA – Atlética de Educação Física da Univille”; “ACATO – Atlética de Direito da Católica de SC” e “ASA – Atlética de Sociais Aplicadas”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Copa é organizada pela Esquadra Handebol, um clube de handebol amador adulto de Joinville. Tiago Martinho, de 26 anos, é um dos organizadores do evento e conta que a ideia de criar uma Copa Inter Atléticas saiu de dentro da Esquadra Handebol. “Como a Esquadra é composta por várias pessoas de várias atléticas diferentes da cidade, o próprio clube começou a fomentar a ideia de fazer uma Copa”, explica o membro do clube. Em maio, Tiago e outros membros da Esquadra Handebol começaram a fazer convites para atléticas que tivessem interesse em participar de uma Copa de Handebol, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento do esporte na cidade.

O estudante de Educação Física Matheus Zapellaro, de 26 anos, participará da Copa jogando pela Atlética UEFA, da Univille. Ele acredita que mais campeonatos do gêneros deveriam ser incentivados. “Joinville e região, num todo, são muito carentes de competições de handebol. No âmbito universitário, ainda mais. Precisamos de mais pessoas com vontade e disponibilidade para organizar competições durante o ano”, afirma.

Por ser a primeira edição, um “piloto”, nas palavras de Martinho, a Copa fechou com seis times, um dia de disputa e apenas a modalidade masculina. A ideia inicial, de acordo com o organizador, era ter dois dias de disputa e oito equipes. Para as próximas edições, Tiago espera conseguir organizar uma Copa onde existam equipes de ambos os sexos, além de desenvolver uma competição por semestre, totalizando duas ao ano.

Sobre a Esquadra Handebol Clube

A Esquadra Handebol Clube foi fundada em 14 de abril de 2018, a partir de praticantes do handebol de Joinville e São Francisco do Sul. Desde sua fundação, percorreram mais de dez cidades de Santa Catarina e do Paraná. Já participaram de seis competições em nível estadual e regional, com pódio em três – um ouro e duas pratas.


Texto: Fernando Costa
Foto: Bruna Platen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *