Vacinação contra febre amarela ocorre neste sábado no Mercado Público

A Secretaria da Saúde de Joinville (SES), em parceria com o Rotary Manchester, promove neste sábado (27) vacinação contra a febre amarela no Mercado Público Municipal. As vacinas serão oferecidas conforme a demanda, sem limite de oferta.

Uma equipe de quatro servidores da SES farão as imunizações. Para quem quer ser imunizado é necessário comparecer ao local entre 10 e 18 horas munido da carteira de vacinação. Podem se vacinar pessoas dos nove meses aos 59 anos de idade. Basta uma dose da vacina para se proteger, não sendo necessário repetir a vacina caso já tenho recebido a imunização em anos anteriores.

Atualmente, Joinville tem 301.305 pessoas imunizadas, número que corresponde a 63,67% da meta de 473.262 pessoas que devem receber a vacina. Restam ainda 173 mil imunizações para que a cidade atinja a meta proposta pelo Ministério da Saúde.

Duas mortes por febre amarela com transmissão autóctones, isto é, quando a doença é contraída na mesma região onde a pessoa vive, já foram registradas nas regiões norte e nordeste do estado este ano, uma em Joinville e outra em Itaiópolis, o que reforça a atenção para a proteção por meio da vacina. Também houve o registro de macacos mortos na região, o que também serve de alerta para que a população esteja protegida.

Em Joinville, seis pessoas tiveram suspeita de febre amarela. Cinco casos foram descartados e um confirmado, quando foi registrada a primeira morte pela doença no estado, em março deste ano.

Além da oferta de vacinas no Mercado Público neste sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem o serviço de imunização diariamente, de segundas a sextas-feiras. Basta se dirigir ao local mais próximo com a carteira de vacinação para receber a dose única da vacina.


Edição: Fernando Costa
Foto: EBC/Arquivo O Mirante
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *