Joinville Jazz Big Band faz show de lançamento do primeiro CD

Criada em 2011 com o objetivo de promover a aprendizagem e divulgar a linguagem e o conceito das big bands em Santa Catarina, a Joinville Jazz Big Band celebra uma nova fase em sua história: o lançamento do CD “Identidades”. O disco, com nove obras autorais, será apresentado ao público no dia 2 de agosto, às 20 horas, no Teatro Juarez Machado.

Neste primeiro CD, as composições foram elaboradas pelos próprios integrantes do grupo e arranjadas pelo diretor musical Marcos Archetti. O projeto foi financiado pelo Sistema de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (SIMDEC), por meio do Edital de Apoio à Cultura.

De acordo com o idealizador e coordenador geral da banda, o saxofonista Gledison Zabote, o lançamento do álbum conclui um importante ciclo na história da Joinville Jazz Big Band. “Este trabalho expõe a nossa identidade e, por isso, o nome deste primeiro CD não poderia ser outro”, diz.

Na avaliação do diretor musical Marcos Archetti, a experiência de gravar um repertório autoral foi um bonito desafio para os instrumentistas e musicistas do grupo, tanto pela complexidade e pela possibilidade de desenvolver a improvisação musical quanto pelo próprio trabalho de gravação, uma novidade para muitos.

“Como arranjador e compositor, sou profundamente agradecido por esta possibilidade de explorar as muitíssimas oportunidades de aprendizado que uma formação tão grande e variada pode proporcionar”, comenta Archetti.

No show de lançamento no Teatro Juarez Machado, a Joinville Jazz Big Band irá apresentar as composições que integram o disco e também outras peças inéditas. Durante a noite, haverá a participação especial da dançarina suíça Nadine Isler e do bailarino joinvilense Luiz Fernando.

Zabote lembra que os concertos da banda representam uma oportunidade para que o público aprenda a escutar e apreciar a música com “novos” ouvidos. “Apresentamos construções e propostas às quais as pessoas não estão acostumadas a prestigiar no dia a dia”, avalia.

A banda

Com um intenso trabalho de formação, criação e realização de espetáculos em municípios de Santa Catarina, a Joinville Jazz Big Band conta com uma formação clássica de bandas jazzistícas. O grupo conta com 17 músicos, divididos em quatro naipes. Na seção rítmica estão Rafael Vieira (bateria), Fábio Oliveira (piano), Cledemilson da Silva (guitarra) e Michel Falcão (contrabaixo).

Nos saxofones, os músicos são Madruga Filho (primeiro sax alto), Johnatas Vieira (segundo sax alto), Gledison Zabote (primeiro sax tenor), André Leitke (segundo sax tenor) e Eduardo Santos (sax barítono).

Os trombones ficam por conta de Everton Alves (trombone tenor primeiro), Misael Koutnic (segundo), Eliton Faria (terceiro) e Ezequiel Santos no trombone baixo. Já nos trompetes, a JJBB conta com Jairo Espíndola no primeiro trombone, Magdiel Lopes no segundo, Deyvison Telles no terceiro e Jedielson Soares no quarto.

Para saber mais sobre apresentações, eventos e oficinas da primeira big band jazzística de Joinville, basta acessar a página da banda no Facebook.

Ingressos

Os ingressos para o espetáculo já estão à venda na Livraria O Sebo (rua João Colin, 572) a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada).


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *