Joinville recebe prêmio de mobilidade em São Paulo

Joinville foi uma das 15 cidades destacadas pelo Instituto Smart City, que realizou, na segunda-feira (22), a entrega do Prêmio Inova Cidade. O prefeito Udo Döhler e o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti, estiveram na cerimônia, que ocorreu durante o 7° Smart City Business Brazil Congress e Expo, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Joinville conquistou o prêmio por adotar o Projeto Smart Mobility na mudança do sistema viário no cruzamento da rua Ottokar Doerffel e com a Marquês de Olinda*, envolvendo também a rua Marajó, no bairro Atiradores, em junho do ano passado. O método é baseado em simulações de tráfego em diversos cenários com auxílio de contagens, modelos e banco de dados.

Conti explica que foram realizadas várias simulações pelo sistema para decidir pela mudança que apresentou os melhores resultados. Os objetivos das alterações são reduzir o tempo de viagem e aumentar produtividade. No caso específico do sistema viário da rua Ottokar Doerffel, a solução adotada apresentou uma redução média de 10% no período de pico da manhã, e de 19% no período de pico da tarde.

Segundo o secretário, o banco de dados foi criado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de São Paulo (USO), que tem como informações primárias os radares do sistema Waze (GPS) e registro de acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Depois de receber com o prefeito o prêmio na segunda-feira, o secretário Danilo Conti dará uma palestra sobre o case de Joinville na quarta-feira (24), durante o 7º Smart City Business Brazil Congress.

No evento, considerado o mais importante sobre cidades inteligentes da América Latina, Joinville também marcou presença uma equipe da Secretaria de Cultura e Turismo com um estande para divulgação da cidade.


*Correção às 16h25 de terça-feira (23)
Informamos anteriormente que a obra premiada era no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Independência. Essa informação estava errada, conforme fomos alertados por um leitor. Questionamos a Prefeitura, que mandou a correção. Pedimos desculpas pelo erro. A informação correta está no texto.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *