Maratona de startups tem primeira edição voltada para mulheres

Começa nesta sexta-feira (12) e vai até domingo (14), no Ágora Tech Park, o 1º Startup Weekend Joinville Women. É a oitava edição da jornada de empreendedorismo tecnológico na cidade, que desta vez está focada na participação feminina, visando incentivar e ampliar a atuação das mulheres neste mercado. Por isso foram destinados 75% dos ingressos para elas.

“Vimos as pesquisas, o público das edições passadas e percebemos a pouca participação feminina nos startups weekends. Com isso em mente pensamos em estimular mais essa participação criando um evento para elas. A divulgação nas redes sociais confirmou nossa percepção e não pensamos duas vezes em fazer isso acontecer”, contou Luiza Pedroso, líder da organização do Startup Weekend e coordenadora administrativa da Softville, incubadora de startups.

O Startup Weekend é o maior evento de startups do mundo. É uma intensa maratona de 54 horas de atividades que proporcionam aprendizado, conexões, diversão e muita prática. “É mão na massa mesmo, pois durante a jornada os participantes serão desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma startup”, revelou a organizadora.

O evento é uma iniciativa da Techstars, uma aceleradora de negócios americana que tem como principal objetivo fomentar comunidades empreendedoras e propagar a cultura de startups. O Brasil é o país com mais edições do Startup Weekend. Só em 2018 foram realizados 130 eventos em 99 cidades brasileiras, alcançando mais de 12 mil participantes. A aceleradora tem incentivado a inclusão de minorias — de gênero, idade e classe social — no ecossistema de startups.

Aproximação

Em Joinville, o evento é organizado por voluntários e apoiado por empresas da região. Essa conexão permite a proximidade de jovens talentos e empresas, que podem oxigenar ideias e processos de produção. É o caso da Docol, empresa joinvilense que patrocina o evento.

“Queremos envolver os colaboradores nessa cultura inovadora que está atrelada à obtenção de melhores resultados”, comentou Luana Martins, coordenadora de Business Design da empresa.

Ela, que já participou de duas edições do evento e atua como voluntária nesta edição, destacou o foco na participação feminina. “Quero que outras mulheres se sintam empoderadas como me senti nos outros eventos, deixando as ideias fluírem e expondo perspectivas de negócios com naturalidade”.

Domingo aberto

As inscrições para o evento já foram encerradas, mas o terceiro e último dia do Startup Weekend é aberto ao público. Nele ocorrem a apresentações finais para os jurados e são escolhidos os campeões da edição. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O Ágora Tech Park fica no Perini Business Park, no Distrito Industrial.


Texto: Felipe Silveira
Foto: SW Joinville
Informações: SW Joinville | Docol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *