Milhares de pessoas conheceram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no sábado

Mais respeito e menos preconceito. Uma Joinville com menos racismo e mais empatia. Uma Joinville com mais flores, sem pessoas passando fome e com menos abandono de animais. Que valorize a vida marinha e jogue o lixo no lugar correto.

Esses são alguns dos desejos que crianças e adolescentes joinvilenses desejam para a cidade até o ano de 2030. Os anseios foram escritos em pedaços de retalhos que formaram grandes bandeiras com as cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) expostas no último sábado (6), na praça do Mercado Público Municipal.

A exposição das bandeiras fez parte do projeto Caminhão Conhecendo os ODS, que levou para a praça um total de 4,7 mil pessoas. Além de conhecer o que estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal desejam para a cidade, o público pôde participar de diversas atividades práticas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A programação começava dentro do Caminhão do projeto, exposto na praça. Dentro dele, por meio de realidade virtual, exposição de fotos e vídeos, as pessoas conheceram um pouco do que trata os ODS 1, 5, 6 e 10. Fora do caminhão, barracas ofereciam atividades diversas, entre serviços, oficinas e conhecimento relacionadas aos outros 13 Objetivos selecionados pela ONU em conjunto com 193 países para alcance até 2030.

“O evento em Joinville superou nossas expectativas. Todas as atividades programadas para que as pessoas pudessem experenciar na prática os ODS foram realizadas com muito comprometimento pelos parceiros desta cidade. Joinville abraçou essa causa com muita responsabilidade e animação. Muito obrigada, Joinville”, enfatizou Ana Carolina Xavier, diretora-executiva da NTICS Projetos, empresa realizadora do evento, que teve patrocínio da Whirlpool Corporation.

Na cidade, o projeto teve apoio da Prefeitura de Joinville, do comitê local do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e diversos parceiros que ajudaram na organização das atividades.

O público presente pôde ainda deixar mensagens positivas para o futuro da cidade, acompanhando os anseios escritos nas bandeiras com as cores dos ODS. Em Joinville, o projeto também possibilitou a criação da Rota dos 17 ODS. Em várias praças da área central da cidade, a população pode prestigiar pinturas relacionados a cada um dos Objetivos feitas por diversos grupos de instituições, órgãos, empresas e sociedade civil. Para saber onde as pinturas estão localizadas, acesse aqui.

Sobre os ODS da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030. São eles:

1 – Erradicação da Pobreza
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
5 – Igualdade de Gênero
6 – Água Potável e Saneamento
7 – Energia Acessível e Limpa
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 – Redução das Desigualdades
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 – Consumo e Produção Responsáveis.
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
14 – Vida na Água
15 – Vida Terrestre
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação


Edição: Felipe Silveira
Fotos: Kevin Eduardo
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *