Defesa Civil alerta para possibilidade de alagamentos na noite desta sexta

A Defesa Civil de Joinville, com base nas previsões da Epagri/ Ciram, alerta para a possibilidade de novos alagamentos em Joinville, nesta sexta-feira (5), ocasionados pela alta da maré. Está previsto um pico de maré de 1,9 metro para as 18h15.

O risco de alagamentos está associado à maré astronômica (fase nova da lua) e à maré meteorológica (ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul e anticiclone no continente). As ondas podem atingir alturas de 2,5 a 3 metros, com mar muito agitado.

Os eventos meteorológicos ocasionam um empilhamento de ondas, pela ação do vento, que, somados à maré astronômica, geram uma sobrelevação no nível do mar. Sem previsão de chuva, os alagamentos devem durar pouco tempo e atingir pontos mais baixos da cidade, próximos a rios.

O evento previsto é uma repetição do acontecido no fim da tarde de quinta-feira (4), às 17h45, quando foi registrado um pico de 1,90 metro da maré, que causou alagamentos nos bairros Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Fátima, Guanabara, Morro do Amaral e Vila Cubatão (Vigoreli).

No fim de semana, dois picos de maré chamam a atenção. No sábado (6), às 19 horas, com 1,8 metro, e no domingo (8), às 19h44, com 1,7 metro.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos
Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *