Joinville terá atividades gratuitas sobre os ODS neste sábado

Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles fazem parte da vida de cada cidadão são os temas que vão nortear diversas atividades gratuitas que serão oferecidas à população de Joinville neste sábado (6), na praça do Mercado Municipal. No período de 10 às 18 horas, serão oferecidas oficinas, serviços e várias intervenções de conhecimento e lazer para todas as idades.

Serviços de saúde como medição de pressão, orientações sobre saúde bucal e nutrição; oficinas de compostagem e de brinquedos recicláveis; como preparar uma horta caseira, ou novos pratos a partir de sobras de alimentos, aulas de culinária sustentável com equipes do Consulado da Mulher, além de orientações sobre carreira, informações sobre elaborar um currículo e se preparar para uma entrevista, são algumas das diversas atividades que serão oferecidas ao público.

A programação faz parte do projeto Caminhão Conhecendo os ODS, realizado pela NTICS Projetos e com patrocínio da Whirlpool Corporation. Além de Joinville, as atividades educativas para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas em conjunto com 193 países, entre eles o Brasil, serão levadas também para as cidades de Manaus (AM) e Rio Claro (SP), cidades onde a companhia tem unidades de produção.

Segundo Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, Sustentabilidade, Segurança Corporativa, RI e Comunicação da Whirlpool Corporation, as metas da ONU são muito relevantes e a empresa está empenhada no compromisso de atingir todos os objetivos.

“Com o caminhão nossa expectativa é impactar mais de 20 mil pessoas, conscientizar e engajar as comunidades sobre a importância dos temas. Temos uma atuação contínua de Responsabilidade Social, na qual já assistimos a mais de 30 mil mulheres em todo o país e de Sustentabilidade, onde conseguimos importantes resultados no uso sustentável dos recursos naturais (água e energia), na redução da emissão de gases e resíduos, por exemplo, e agora vamos expandir nossa atuação em outros assuntos que envolvem o desenvolvimento do planeta”, afirmou Gallina.

Rota dos 17 ODS e Bandeiras dos ODS

Além da mobilização do dia 6 de julho na praça do Mercado Municipal, Joinville também recebeu outras duas ações relativas ao projeto Caminhão Conhecendo os ODS. Uma delas é a Rota dos 17 ODS, que já pode ser conferida pela população nas praças da área central da cidade. São pinturas relativas a cada um dos ODS, feitas por voluntários em 17 pontos. O percurso da Rota, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta pela população, pode ser visualizado aqui.

A outra ação terá seu resultado apresentado no evento principal. É a apresentação de bandeiras com as cores dos ODS, confeccionadas com a ajuda de estudantes da cidade, em sua maioria da rede pública municipal. Eles escreveram em cada um dos mais de três mil retalhos que formam as bandeiras o que desejam para Joinville até o ano de 2030, prazo máximo definido pela ONU e seus países signatários para o alcance das 17 proposições e suas 169 metas.

“As duas ações ficarão como legado do projeto para a cidade. Elas atingiram o objetivo que tínhamos planejado, que era engajar o maior número de pessoas em torno da divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de sua importância para tornarmos o mundo, o nosso país e cada cidade melhores não só para esta, mas também para as futuras gerações”, explica a CEO da Ntics Projetos, Ana Carolina Xavier.

Caminhão na Praça

A chegada do Caminhão Conhecendo os ODS em Joinville está prevista para o dia 5 de julho, quando será realizado o Talks Conhecendo os ODS, voltado para parceiros, imprensa, empresários locais e engajadores. No dia 6, durante todo o dia, o caminhão do projeto ficará estacionado na praça do Mercado Municipal e, dentro dele, o público poderá conhecer informações e atividades interativas sobre os ODS 1, 5, 10 e 16. Fora do caminhão, tendas representativas dos outros 13 temas vão oferecer atividades diversas.

Além disso, haverá programação especial para crianças e, no palco principal, serão apresentadas atrações como a peça “Olhares”, com o grupo de teatro Arte para Todos; música com o Projeto Som na Lata, com instrumentos feitos de materiais reciclados; aula de autodefesa para mulheres, aulão de dança com Escola Bolshoi, aula de yoga, além de atividades do Programa Mexa-se, com informações sobre mudanças de hábitos e qualidade de vida.

Para participar das atividades, não é necessário fazer inscrição prévia. Toda a programação do Caminhão Conhecendo os ODS foi organizada em parceria com entidades públicas e privadas, empresas e voluntários da cidade. Entre os parceiros que ajudaram na organização do evento está a Prefeitura de Joinville e o comitê local do Movimento Nacional dos ODS Santa Catarina.

Sobre os ODS da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030.

Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

1 – Erradicação da Pobreza
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
5 – Igualdade de Gênero
6 – Água Potável e Saneamento
7 – Energia Acessível e Limpa
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 – Redução das Desigualdades
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 – Consumo e Produção Responsáveis
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
14 – Vida na Água
15 – Vida Terrestre
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *