Novas regras para apresentações de rua passam na Comissão de Legislação

Foi aprovado na segunda-feira (17), na Comissão de Legislação, o Projeto de Lei Complementar 61/2017, que dispensa artistas de rua da autorização prévia da Prefeitura para fazer apresentações. Entre as atividades listadas como independentes da autorização estão a dança, a capoeira, o circo, a música, o folclore, a literatura e a poesia.

A proposta do vereador Natanael Jordão (PSDB) altera alguns pontos do Código de Posturas de Joinville (Lei Complementar 84/2000), texto que determina como deve ser usado o espaço público. O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Legislação em 2017, mas, ao passar pelas comissões de Urbanismo e de Educação, foi emendado. Por isso, o texto voltou Legislação.

A dispensa de exigência, porém, prevê algumas condições, dentre elas: que a apresentação seja gratuita, ainda que permitida a coleta de doações, que não impeça a fluidez do trânsito e circulação de pedestres, que não dependa de palco e não ultrapasse o limite sonoro previsto para a região, e que dure até o máximo de 4 horas, não passando das 22h. Também estão vedadas apresentações que utilizem qualquer espécie de arma branca e artefatos com substâncias inflamáveis.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Steven Delgado/Página do Palhaço Grapixo
Informações: Divisão de Jornalismo da CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *