Espaços públicos de Joinville recebem plantio de árvores e manutenção

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (Sama) tem realizado o plantio de árvores e a manutenção de espaços públicos. Nesta semana, as calçadas da rua Paraná, no bairro Anita Garibaldi, recebem o plantio de novas árvores da espécie magnólia. O plantio pretende padronizar a via, que já possui algumas árvores do mesmo tipo. Uma nova planta é adicionada a cada oito metros de calçada.

A equipe da Unidade de Parques e Praças da Sama (UPP) faz a abertura do solo e adiciona a terra adubada, o fertilizante NPK 5-20-10, calcário, coloca a planta, faz a regagem e finaliza com mais terra adubada. Cerca de 20 novas árvores serão plantadas na região.

Segundo João Marcos Gabriel, gerente de parques, praças e rearborização pública da Sama, a arborização urbana torna os espaços públicos mais saudáveis e oferece melhor qualidade de vida aos habitantes. “Hoje a arborização urbana é uma necessidade das cidades, tendo em vista o bem estar e a qualidade do ar, além de deixar as vias e áreas públicas mais bonitas visualmente”, comentou Gabriel.

Segundo o gerente da UPP, o plantio deve ser acompanhado por um técnico para analisar o solo e qual a espécie de árvore que se adequa ao ambiente. Cuidado que está sendo aplicado em locais como os canteiros em frente ao Centreventos Cau Hansen, às margens do rio Cachoeira, que recebem o replantio de árvores. A espécie plantada é chamada de canelinha e é mais adaptada ao clima local, diferente da espécie antiga, que acabou não resistindo.

Outro trabalho feito pela UPP é a poda. Na última terça-feira (18), a praça localizada na rua Vice-Prefeito Luiz Carlos Garcia, no Costa e Silva, recebeu a manutenção das árvores. “Queremos cuidar das nossas praças e áreas de lazer e fazer o replantio com árvores que se adaptam ao nosso clima. Também vamos fazer um jardim próximo ao terminal central, em parceria com uma loja de eletromóveis”, conta.

Joinville soma 502 espaços públicos de responsabilidade da Sama para manutenção e os trabalhos de arborização. São 156 parques, praças e áreas de lazer e mais 346 canteiros, rotatórias e trevos.

Parceria Verde

Para a manutenção dos mais de 500 espaços de canteiros, parques e praças públicos de Joinville, a Sama utiliza a Parceria Verde, que é um acordo firmado entre a Prefeitura e empresas privadas. As empresas assumem a manutenção do espaço, geralmente próximo ao ponto de funcionamento da entidade, e tem o direito de propagar sua marca no local.

A Parceria Verde funciona em 371 pontos da cidade. Os trabalhos de manutenção da estrutura dos equipamentos dos parques, continuam sob responsabilidade do poder público. A Unidade de Parques e Praças da Sama também oferece parceria a escolas, associações de moradores e demais entidades por meio da oferta de mudas de árvores. Para quem tem interesse na parceria, basta entrar em contato com João Marcos Gabriel, gerente de parques, praças e rearborização pública da Sama, pelo telefone 9 8432-4587.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *