Liberação do FGTS às vítimas das chuvas começa no dia 24

A partir do dia 24 de junho até 19 de julho, os cidadãos de Joinville que tiveram seus imóveis afetados pelas chuvas ocorridas nos dias 14 e 15 de março poderão solicitar a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As informações sobre o serviço estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.

A concessão do benefício foi autorizada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reconheceu a situação de emergência declarada pelo Município, no dia 27 de março.

Terão direito à liberação as pessoas residentes em imóveis das regiões atingidas, que tenham saldo no FGTS e que não tenham realizado saque decorrente de situação de emergência nos últimos 12 meses, a contar da última autorização de retirada. O valor máximo que poderá ser sacado é de R$ 6.220,00 por contrato de trabalho.

O atendimento será realizado pela Caixa Econômica, com apoio da Prefeitura de Joinville, na Expoville (rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. As datas dos atendimentos serão feitas conforme o mês de nascimento do beneficiário.

O primeiro passo para solicitar o benefício é verificar se o imóvel consta na lista de endereços afetados pela chuva. Em caso afirmativo, o cidadão deverá comparecer ao local de atendimento munido da ficha de solicitação do FGTS devidamente preenchida, comprovante de residência (preferencialmente conta de água) emitido ente 27/11/2018 e 26/3/2019, documento de identificação pessoal, CPF e carteira de trabalho. Durante o atendimento, será realizada a conferência dos documentos e, mediante aprovação, será informada a data em que o FGTS estará liberado para saque.

Caso o imóvel tenha sido afetado durante as chuvas do referente período, mas não conste na lista oficial de endereços atingidos, o cidadão deverá comparecer ao posto de atendimento na Expoville, no dia marcado de acordo com sua data de nascimento, e apresentar documentos que comprovem as avarias, tais como fotos e vídeos. O pedido será analisado e uma vistoria ao imóvel poderá ser solicitada. Quando uma nova lista for publicada com as informações atualizadas, o saque do benefício poderá ser requerido.

A relação completa dos documentos necessários para a solicitação do saque do FGTS, a lista de endereços de imóveis atingidos, o cronograma com as datas de atendimento, o passo a passo para requerer a solicitação, bem como demais informações sobre o procedimento, estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Alex Sander Cardoso
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *