O rádio joinvilense está órfão; morreu Cacá Martan

Dono de uma das vozes mais conhecidas e marcantes de Joinville, o comunicador Acácio Martins, conhecido como Cacá Martan, faleceu por volta das 5 horas deste sábado (8), aos 66 anos, vítima de complicações causadas por uma cirurgia no coração.

Cacá passou mal na noite anterior e foi levado ao PA Norte com suspeita de infarto, que não se confirmou. Depois, no Hospital Dona Helena, fez vários exames e foi diagnosticada uma dissecção na aorta. Passou por cirurgia, chegou a ser levado para o quarto, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

O velório está marcado para começar às 15 horas, na Capela 1, na rua Borba Gato, anexo ao Cemitério Municipal. O sepultamento será realizado no domingo, às 11 horas.

Cacá teve uma história de mais de 40 anos no rádio e na televisão da cidade. Ficou conhecido por seu programa de variedades, que apresentou na rádio Cultura. Na crônica esportiva, começou como plantonista e, em 1994, passou a ser comentarista na famosa Equipe Medalha de Ouro, comandada por José Mira.

Atualmente, trabalhava na Rádio Jovem Pan, apresentando o Pan News Entrevista e comentando esportes no Pan Sports.

Na televisão, também ao lado de Mira, apresentou por mais de 10 anos um programa sobre esporte. Em Florianópolis, participou, na antiga TV RCE, do programa Os Comentaristas, junto com Miguel Livramento, Roberto Alves e outros nomes da crônica esportiva catarinense.

Para Mira, amigo de Cacá por mais de 50 anos, além de luto, o rádio joinvilense está órfão. “Deixa um grande legado como comunicador, formou uma marca forte com seu nome na cidade”, ressalta o comunicador. Os dois se conheceram na faculdade de economia e trabalharam durante muitos anos juntos. Diversos outros profissionais do rádio reagiram à morte de Cacá, lamentando o fato nas redes sociais.

A Rádio Jovem Pan Joinville emitiu uma nota “lamentando profundamente essa perda, desse profissional competente, grande amigo, parceiro de trabalho e cidadão exemplar”. Homenagens foram prestadas durante a programação.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli, expressou condolências aos familiares, amigos e ouvintes do comunicador Cacá Martan, da Rádio Jovem Pan News Joinville (Cultura AM 1250).

“Era um profissional versátil, trabalhava com rádio, televisão, narração e tinha uma característica de abordar o conteúdo jornalístico de forma leve. Cacá também teve bastante contribuição com o esporte da cidade. Que Deus conceda paz aos familiares e amigos”, destacou Martinelli.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *