Usina Hidrelétrica do Piraí reabre para visitação neste sábado

A partir deste sábado (8), das 10 às 15 horas, a Usina Hidrelétrica do Piraí — a mais antiga de Santa Catarina — vai reabrir para visitação do público. Após um período em inatividade, a programação de visitas será retomada com a abertura da usina sempre no segundo sábado de cada mês, exceto em dias de chuva.

No passeio, além de ter contato com a natureza exuberante e contemplar um dos mais belos atrativos da região, a Cascata do Piraí, o público tem a oportunidade de conhecer um exemplo concreto de integração harmoniosa entre a tecnologia e o meio ambiente. Também será exibido um vídeo com breve apresentação sobre a usina e os técnicos das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) contarão mais sobre a história da geradora, seu funcionamento e importância para o setor elétrico do estado.

A visita à Usina Hidrelétrica do Piraí é gratuita e o acesso será feito em grupos de 15 pessoas, monitorados por técnicos da Celesc e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult). Não será permitida a entrada de menores de 15 anos (mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis), animais de estimação, bem como bebidas alcoólicas. Os visitantes devem usar sapatos fechados e o acesso à cachoeira é vetado.

Em caso de chuva a visitação à Usina Hidrelétrica do Piraí poderá ser cancelada e a informação será divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Joinville. A Usina do Piraí está localizada na Estrada do Salto 1, área rural de Joinville, aos pés da cachoeira do Piraí. Foi a primeira usina construída em Santa Catarina, no ano de 1908, e é uma das poucas de SC a gerar energia ininterruptamente.

Celesc fará evento aberto ao público

Para marcar a retomada das visitas à Usina Hidrelétrica do Piraí, também no sábado (8), das 10 às 16 horas, a Celesc vai realizar o Celesc Portas Abertas, em sua sede do Núcleo Norte (rua Timbó, 1630, Glória). No evento, a Celesc abre suas portas à comunidade para apresentação dos principais projetos nas áreas de Eficiência Energética, Responsabilidade Socioambiental e Comercial desenvolvidos pela empresa.

Como atrações especiais, haverá apresentações de dança com os alunos da Escola Municipal de Ballet (EMB) da Casa da Cultura de Joinville, feira de artesanato com expositores da Feira do Príncipe e food trucks.

A visita à Usina Hidrelétrica do Piraí e o Celesc Portas Abertas são realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e pela Celesc.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Página da Usina Hidrelétrica do Piraí no Facebook
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *