Joinville lança programa para levar tecnologia à escola

Joinville é o primeiro município de Santa Catarina a implantar em larga escala, em sua rede municipal de ensino, um programa de intenso uso de tecnologia. A ideia é estimular o desenvolvimento experiências inovadoras em ambiente escolar. Trata-se do programa Join.Maker, que associa as palavras “Join”, como identificação de Joinville, e “maker” (fazer, em inglês).

A cerimônia de oficialização foi na Escola Municipal Governador Heriberto Hülse, bairro, Boa Vista, com a presença do prefeito Udo Döhler, e demonstração de alguns trabalhos com o uso de tecnologia: holograma do sistema solar, um corpo humano virtual, corrida de robôs, sistema remoto de comportas para controle de cheias e um helicóptero adaptado para salvamento de animais.

O projeto começou no ano passado, com a implantação de espaços nas Escolas Municipais Pedro Ivo Campos, João Costa e Centro 15. Agora, no lançamento do projeto, dez unidades escolares já contam com o espaço Join.Maker. Até o final do ano serão mais 12 em outras 45 em 2020.

“O desenho inicial dessa linha de trabalho começou com a escola digital há mais de cinco anos com as lousas digitais e notebook para cada aluno. Agora estamos nessa nova etapa, de por a mão na massa e mexer com a criatividade dos estudantes. Isso tudo é exercício de cidadania”, disse a secretária de Educação, Sônia Fachini.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Phelippe José/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *