Udesc recebe apoio de Rodrigo Coelho para manutenção de duodécimo

Na segunda-feira (3), o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, recebeu a visita do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB). O parlamentar conversou com os professores da instituição sobre o projeto de lei enviado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa que corta 10% do repasse de recursos via duodécimo à universidade.

Leia também
Udesc se mobiliza para evitar corte proposto por Carlos Moisés
Câmara de Vereadores aprova moção de apoio à Udesc Joinville
Confira como foi a manifestação de 15 de maio contra cortes na educação
Diretores de universidades públicas criticam cortes em reunião na CVJ
Segunda paralisação contra cortes na educação é realizada em Joinville
SC anuncia R$ 204 milhões em bolsas para educação privada
Acij defende redução do duodécimo, que corta recursos da Udesc

O diretor geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, reforçou ao deputado que, entre outros prejuízos, o corte pode resultar em cancelamento de bolsas de Iniciação Científica e impossibilitar a produção de pesquisas. Coelho ofereceu total apoio à universidade e se comprometeu a defender a manutenção do duodécimo da Udesc.

“Vamos lutar para não reduzir o investimento em bolsas, pesquisas e extensão. As pesquisas dão ao país condições para crescer, não só descobrindo remédios para doenças, mas criando tecnologias para as empresas e para a inovação no Brasil. Outro aspecto importante de se destacar é que a maioria dos professores do ensino fundamental são formados nas universidades públicas, então esse corte vai prejudicar também o ensino fundamental”, comentou o parlamentar.

O professor Antonio Heronaldo de Souza, reitor da Udesc entre 2012 e 2016, falou ao deputado sobre a necessidade de expansão da Udesc Joinville, que inclusive conta com um terreno de 40 mil m² cedido pela Prefeitura Municipal. A universidade já possui projeto para construção de um Centro de Projetos Multidisciplinares e de Visitação, que viabilizaria projetos estudantis desenvolvidos pelos acadêmicos e também atenderia alunos de ensino fundamental e médio. Outra proposta para a edificação seria um Centro de Análises, para agrupar os sofisticados equipamentos que a universidade possui e prestar serviços às indústrias e à comunidade local.

Sobre as propostas de ampliação da Udesc Joinville, o deputado acenou positivamente, destacando a possibilidade de repasse de emenda parlamentar à instituição. “Cada deputado federal tem direito a 15 milhões de reais de emenda, por ano. Metade desse valor tem que ser para a saúde, mas podemos destinar um valor à universidade, como em laboratórios e instalações, para colaborar com o crescimento do ensino público e gratuito”, afirmou.

Coelho também se comprometeu a analisar as propostas da universidade e a realizar nova visita, em breve, para conhecer melhor os laboratórios e projetos desenvolvidos pela Udesc Joinville.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *