Hospital São José recebe melhorias na celebração dos 113 anos

Investimentos em infraestrutura, parcerias, arte e cultura marcaram o aniversário de 113 anos do Hospital São José (HSJ), celebrados nesta terça-feira, 4 de junho. A data foi comemorada em solenidade especial realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde (SS), no Memorial do Hospital São José, e teve a presença de autoridades, profissionais e servidores, empresários, parceiros da instituição, alunos e professores da Casa da Cultura de Joinville.

O evento teve, também, a participação especial da Orquestra de Cordas da Escola de Música Villa-Lobos, integrante da Casa da Cultura. Entre as melhorias formalizadas durante a solenidade, está a entrega das obras de revitalização do Memorial do HSJ. O espaço foi revitalizado, com troca de piso, forro, revisão e substituição da parte elétrica, nova iluminação e nova pintura. O investimento nas obras foi de R$ 50 mil.

Em mais um momento especial da comemoração, foi assinado o termo de doação de 21 macas adquiridas pelo Conselho das Entidades Empresariais, em ação capitaneada pela Associação Empresarial de Joinville (Acij). O documento foi assinado pelo prefeito Udo Döhler, pelo secretário de Saúde e diretor-presidente do Hospital São José, Jean Rodrigues da Silva, e pelo vice-presidente da Acij, Ovandi Rosenstock.

Confeccionados em aço e com modelo “carro maca”, os equipamentos são mais leves e podem ser usados por pacientes obesos com até 190 quilos. Servem para locomoção nos quartos e corredores. Agradecendo à parceria da entidade empresarial, o prefeito propôs à entidade a doação de outras sete macas. A proposta foi aceita por Rosenstock, que assegurou a doação de mais sete unidades.

Outra novidade anunciada durante as comemorações de aniversário foi a entrega oficial do novo laboratório de análises clínicas do HSJ, com área total de 120 metros quadrados. Com investimento de R$ 400 mil, o laboratório foi equipado e oferece completa infraestrutura para a realização de exames, com manta no piso, forro em gesso, redes de dados, gás e energia, iluminação específica, bancadas de inox, lava olhos, pias, climatização e móveis sob medida.

Humanização com arte e cultura

Para marcar o compromisso de oferecer ao paciente atendimento humanizado e de qualidade, a Hospital São José levou arte e cultura para o seu interior. Em uma das ações, o grupo de ceramistas da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), integrante da Casa da Cultura, criou 11 painéis com peças que foram distribuídas pelos corredores e setores do Hospital, conferindo ao ambiente mais cores e vivacidade. Também em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), foi criado o programa cultural CurArte, que vai realizar apresentações mensais de música, teatro, dança, cinema e oficinas de artes visuais, nas dependências do Hospital São José.

Sino da Esperança

Ainda dentro das comemorações pelos 113 anos do Hospital São José, foi lançado projeto Sino da Esperança. O sino será instalado no Ambulatório de Oncologia e será tocado sempre que um paciente oncológico superar mais uma etapa do seu tratamento. Logo após a sua inauguração oficial, a novidade foi estreada pela paciente do setor de oncologia do HSJ, Zuleide Cavelheiro, que tocou o sino em comemoração ao término do seu tratamento de quimioterapia. O sino foi doado pela família do ex-paciente Mario Vitor Boing, que recebeu tratamento humanizado entre 2016 e 2017.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações:
Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *