Katherine Funke realiza oficina literária gratuita no SESC

A escritora, jornalista e editora Katherine Funke realiza, no próximo sábado (1), no SESC Joinville, a oficina literária “Horacio Quiroga e o perfeito contista”. A atividade é gratuita e as inscrições já estão abertas na secretaria do SESC. As vagas são limitadas.

Com duração de seis horas (das 10 às 13 e das 14 às 17 horas), a oficina vai estudar e exercitar elementos da arte do conto desenvolvida pelo uruguaio Horacio Quiroga. A iniciativa faz parte da agenda de circulação do livro “Juan Darién”, lançado pela Editora Micronotas na última quarta-feira (22), em Florianópolis. Em Joinville, o lançamento está marcado para o dia 5 de junho, às 19 horas, na Casa 97.

O conto “Juan Darién”, de Horacio Quiroga, foi traduzido pelo professor colombiano Byron Vélez Escallón, da Universidade Federal de Santa Catarina, e ilustrado pela joinvilense Michelli Catarina. O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

Katherine explica que a oficina literária terá como ponto de partida para a leitura teórica o “Decálogo do perfeito contista” e outros contos de Quiroga, incluindo a versão de “Juan Darién” lançada recentemente pela Micronotas.

“Durante o dia serão apresentadas diferentes vertentes e poéticas do gênero, com base em bibliografia especializada, como ‘A poética do conto’, de Charles Kiefer; ‘Valise de Cronópio’, de Júlio Cortázar, e outras referências bibliográficas”, diz.

Autora de seis livros, entre poesia, ficção e não-ficção, Katherine é fundadora da Editora Micronotas, uma microeditora de zines e livros de baixa tiragem em atividade em Joinville desde 2017. Atualmente, faz doutorado em Literatura na UFSC, em que estuda fábulas tanatográficas contemporâneas em torno de Edgar Allan Poe, Katherine Mansfield e Emily Dickinson. Clique aqui e leia mais sobre a artista joinvilense.

O SESC Joinville fica na rua Itaiópolis, 470, no bairro América.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Mariane Unlauf/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *