Joinvilenses conquistam medalhas de ouro e de bronze no Sul-Americano de Lima

Principais nomes do país em suas provas, as joinvilenses Eliane Martins (salto em distância, foto acima) e Mariana Marcelino (lançamento do martelo) conquistaram medalhas de ouro no 51º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que ocorreu em Lima, no Peru. Elas repetiram o feito do ano passado. Simone Ponte Ferraz, que corre pela Corville, conquistou a medalha de bronze na prova dos 3 mil metros com obstáculos.

As três provas ocorreram no sábado (25). Com um salto de 6,71 metros, Eliane se garantiu no lugar mais alto do pódio. Já Mariana conquistou a vitória depois de lançar o martelo a 66,78 metros. Simone percorreu os três quilômetros em 10m05. Ela também disputou, neste domingo, a prova dos 5 mil metros rasos, finalizando em 16m37, na sétima colocação.

Mariana Marcelino é dominante no lançamento do martelo

Assim elas ajudaram o Brasil a manter a hegemonia na competição. A equipe brasileira, composta por 60 atletas, conquistou os três principais troféus da competição — masculino, feminino e geral. Foi a 32ª vitória do Brasil em 51 edições. O Brasil ganhou 44 medalhas nos três dias de competição, sendo 15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze, somando 377 pontos. A Colômbia ficou em segundo lugar, com 288, seguida da Venezuela, com 153 pontos, no geral.

Eliane começou a carreira em Joinville, ainda na infância, mas aos 18 anos se mudou para São Paulo. Ela defende o Esporte Clube Pinheiros. A atleta disputou a Olimpíada do Rio, em 2016, mas sentiu câimbras e deixou a prova. Também participou do Mundial de Londres em 2017, terminando a prova na 11ª colocação.

Dominante nas provas nacionais, Mariana já bateu recordes atrás de recordes no lançamento do martelo. Também começou a treinar e se destacou nacionalmente em Joinville, indo treinar em São Paulo, onde se tornou uma das principais atletas do país.

Especializada em provas de fundo, a catarinense Simone Ponte Ferraz corre pela Corville há algumas temporadas, mas passou a maior da carreira em Jaraguá do Sul. Dominante no estado, ela tem se destacado cada vez mais no Brasil e na América do Sul. Recentemente bateu seu próprio recorde na maratona, 2h38m35s, em sua primeira prova na Europa.

O Sul-Americano de Atletismo ocorreu no Estádio de La Videna, onde também serão disputadas as provas da modalidade no Pan-Americano. Além da competição entre as Américas, as atletas buscam a classificação para a Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2020.

Simone Ponte Ferraz disputou os 3 mil e os 5 mil metros com obstáculos

Erramos: Havíamos informado anteriormente que o Simone Ponte Ferraz conquistou o bronze ao percorrer os 3 mil metros com obstáculos em 10m15, mas essa informação está errada. Na verdade, foi em 10m05. Também dissemos que ela disputou os 5 mil metros com obstáculos, mas essa prova nem existe. Foram 5 mil metros rasos, que ela terminou em 16m37, e não em 16m17, como havíamos dito. As informações foram corrigidas no texto às 10h30 de segunda-feira (27). Pedimos desculpas.


Texto: Felipe Silveira
Fotos: Wagner Carmo/CBAt

Um comentário em “Joinvilenses conquistam medalhas de ouro e de bronze no Sul-Americano de Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *