Arquivo Histórico apresenta estudo sobre tradição do Carnaval em Joinville

Neste sábado (25), às 10 horas, o Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) realiza nova edição do projeto “Pesquisa em Evidência” e apresenta a palestra “Carnaval! Indicativos do folguedo como festa popular mais antiga de Joinville – vestígios do século XIX e início do século XX”.

O tema será ministrado pelo mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade (Univille), Joceli Fabrício Coutinho, e tem o objetivo de mostrar que o Carnaval faz parte da tradição cultural da cidade, conforme abordado em sua pesquisa “Os Desfiles Carnavalescos como Direito Cultural em Joinville”.

De acordo com Coutinho, para justificar seu estudo ele retoma o Carnaval no período do início da colonização, a partir de 1865 até 1930. “O intuito desse capítulo é legitimar o Carnaval como uma das primeiras festas populares fixas em Joinville. O curioso da pesquisa é que comparamos a cidade a outros grandes como Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Ou seja, tudo que acontecia nessas cidades, Joinville imitava”, antecipa o pesquisador.

Entre as antigas tradições abordadas na palestra, estão os entrudos (jogos e brincadeiras carnavalescas de origem portuguesa), os préstitos (desfiles de rua com carros alegóricos) e os corsos (batalhas de confete).

As informações e registros foram apurados por Joceli Coutinho em periódicos antigos pertencentes ao Arquivo Histórico de Joinville, e comparados a materiais publicados por autores nacionalmente renomados que falavam sobre o Carnaval em diversas regiões do Brasil.

Pesquisa em Evidência

O projeto “Pesquisa em Evidência” apresenta produções intelectuais que utilizaram o acervo do Arquivo Histórico de Joinville como fonte de consulta. A iniciativa tem como objetivos promover discussões a respeito dos temas apresentados, propiciar a interação entre a comunidade e o pesquisador e, ainda, dar visibilidade ao acervo e ao trabalho institucional da Unidade vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu. O evento “Pesquisa em Evidência” é gratuito e aberto ao público.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *