Semana da Defesa Civil terá atividades em escolas

A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot) realiza, de 21 a 24 de maio, a Semana da Defesa Civil. A Defesa Civil de Joinville vai promover visitas de campo com escolas e levar orientações à população, além de exposições e palestras.

Nesta terça-feira (21), a programação terá início com a visita da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, do Petrópolis, à estação hidrometeorológica da Defesa Civil localizada no Joinville Iate Clube (JIC). Além do contato com os mecanismos de medição da chuva, temperatura, umidade, ventos (velocidade e direção), radiação solar e o nível das águas, realizados na estação, os estudantes vão acompanhar o funcionamento da estação maregráfica, instalada no dia 8 de março, também no JIC.

“Nossa finalidade é levar ao conhecimento dos alunos as práticas da Defesa Civil. Queremos que saibam como funcionam as nossas estações de controle na cidade, por isso vamos tirar os alunos da sala de aula”, explica Marnio Pereira, gerente da Defesa Civil.

Os estudantes da Escola Oswaldo Cabral fizeram trabalhos sobre eventos climáticos e modos de prevenção. “Desde o ano passado estamos trabalhando estes assuntos com os alunos, desde enchentes e inundações, tornados, temporais, deslizamentos de terra, por isso agora vamos levá-los para ver na prática, para conhecer as ações em campo”, completa.

Uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com o tema Redução de Risco e Desastres (RRD), vai marcar a programação da quarta-feira (22). Os trabalhos serão expostos na UniSociesc, no Campus Marquês de Olinda, que fica na rua Gothard Kaesemodel, 833, no bairro Anita Garibaldi.

Na quinta e na sexta-feira serão realizadas palestras em escolas municipais sobre prevenção. A Escola Oswaldo Cabral, além de uma palestra, na quinta-feira (23), vai receber um novo pluviômetro. A equipe da escola produziu um com garrafas pet e, segundo Pereira, vai ganhar um pluviômetro feito de acrílico durante a programação. Na sexta-feira, uma escola da região rural, a ser definida, será visitada e também receberá um pluviômetro.

“A Defesa Civil está à disposição das escolas. Basta entrar em contato para agendarmos e levarmos palestras e exposições”, informa o gerente do órgão. Para agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone 3431-1500.

A programação da Semana da Defesa Civil é alusiva à lei estadual de número 14.706, sancionada em 21 de maio de 2009, que criou a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, comemorada anualmente de 18 a 24 de maio.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *