Violência contra a mulher será tema de debate na Feira do Livro

“Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a mulher” é o tema da palestra da ex-lutadora de MMA Erica Paes e da atriz Cristiane Machado, marcada para o dia 8 de junho, segundo dia da Feira do Livro de Joinville. O tema também será debatido em um painel no mesmo dia, com a participação das palestrantes, de representantes da OAB e da Polícia Civil e da professora Maria Elisa Máximo.

Erica Paes, de 39 anos, está à frente do projeto “Eu sei me defender”, criado também em 2017 e com sede em um galpão na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Após ser vítima de duas tentativas de estupro, que conseguiu evitar justamente por sua experiência nas artes marciais, ela decidiu estimular outras mulheres.

“Aos 14 anos de idade sofri uma tentativa de estupro e como tinha muita experiência em defesa pessoal consegui evitar o pior. O criminoso ficou bem mal. Depois disso, pensei: ‘preciso ensinar a outras mulheres isso’. Sabia que eu era especial e vi que podia fazer com que mulheres também tivessem a mesma possibilidade de se defender como eu tive”, lembra Erica.

A lutadora aconselha que mulheres rompam a relação ao menor sinal de grosseria, ciúme em excesso e falta de paciência. ” A violência doméstica ocorre geralmente de forma progressiva, ou seja, um ciumento hoje pode ser um feminicida amanhã!”, ressalta.

A atriz Cristiane Machado, também foi alvo de violência doméstica praticada pelo ex-marido. O caso ganhou repercussão depois que ela instalou câmeras em sua casa que registraram as agressões — tapas e tentativas de enforcamento —, além de gravar com o celular as ameaças de morte feitas a ela e a família.

A palestra está marcada para as 17h30, no palco principal, e em seguida, às 18h30, ocorre o painel. A Feira do Livro de Joinville ocorre de 7 a 16 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Feira do Livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *