Reunião debate aumento de pessoas em situação de rua na cidade

O aumento do número de pessoas em situação de rua em Joinville é tema de reunião que ocorre na Câmara na próxima quarta-feira (22). Às 15 horas, as comissões de Saúde, de Cidadania, de Segurança Pública e de Urbanismo se reúnem com representantes da Secretaria de Assistência Social, do Departamento de Trânsito e da Polícia Militar de Santa Catarina. Além deles, representantes das igrejas Católica, Luterana, Quadrangular e Assembleia de Deus também serão convidados a acompanhar a reunião.

Números do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) indicam aumento no número de pessoas que procuram a unidade. Em novembro de 2015, eram 248 os moradores de rua cadastrados na unidade de atendimento. Atualmente o número oscila, mensalmente, entre 350 e 380.

O aumento dessa população repercutiu na tribuna da Câmara na semana passada. Maurício Peixer (PR) observou que concentrações de moradores de rua têm se formado em alguns pontos da cidade, como em frente ao Cemitério Municipal, na rua Ottokar Doerffel. Neste caso específico, barracas estão instalados a menos de 150 metros do Centro Pop.

Nesse mesmo dia, a Defensoria Pública da União tem previsão de realizar uma ação com a Secretaria de Assistência Social, no Centro Pop. Eles vão orientar os moradores de rua a buscar seus direitos, como o de requerer atendimento de saúde mesmo sem ter domicílio.

Outras atividades na CVJ

Na segunda (20), as comissões de Legislação e de Economia debatem com convidados o Projeto de Lei Complementar 22/2019, que sugere que eventos e feiras realizados em espaços públicos tenham área destinada a produtos da economia solidária. Foram convidados representantes do Fórum de Economia Solidária de Joinville, da Procuradoria-geral do Município e das secretarias de Assistência Social, de Agricultura e Meio Ambiente, de Cultura e Turismo e de Fazenda. A reunião conjunta está marcada para as 15 horas, na Sala das Comissões.

Na terça (21), os vereadores da Comissão de Urbanismo vão visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, às 9 horas. Na última terça-feira (14), moradores reclamaram do mau cheiro das proximidades da estação.

À tarde, a Comissão de Urbanismo se reúne às 14 horas, na Sala das Comissões. Um dos assuntos é a vacinação contra o vírus da raiva. Foram convidados representantes das secretaria de Meio Ambiente, de Saúde e também da Vigilância Sanitária. A comissão debate, ainda, o Projeto de Lei Complementar 17/2017, que determina que os ônibus do transporte coletivo de Joinville, no período da noite, desembarquem de mulheres, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida fora dos pontos fixos.

Às 19h30, no mesmo local, a Comissão de Urbanismo faz audiência pública para debater a emissão de alvarás de construção.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Mauro Arthur Schlieck/CVJ
Informações: Divisão de Jornalismo da CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *