Secretaria da Saúde realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Ao som da música tocada por tambores, violão, pandeiros e com o auxílio de um carro de som, um grupo de aproximadamente 70 pessoas caminhou nesta sexta-feira (17) em uma ação pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A caminhada ocorreu pelo segundo ano consecutivo, realizada pela Secretaria da Saúde de Joinville (SES), compondo a programação da Semana Municipal de Orientação e Conscientização sobre Saúde Mental (de 13 a 17 de maio).

A caminhada percorreu o trajeto entre a Praça da Bandeira e a Associação Catarinense de Ensino (ACE), no bairro Anita Garibaldi, e reuniu profissionais que atuam na rede de saúde mental de Joinville, incluindo Unidades das Secretarias da Saúde, de Assistência Social (SAS) e Educação (SED), acadêmicos dos cursos de enfermagem, terapia ocupacional, serviço social e psicologia, além de usuários da rede e familiares.

A concentração na praça começou por volta das 9 horas. O grupo usou camisetas, cartazes e, entre as músicas cantadas no caminho de 1.300 metros percorridos, orientaram os ouvintes sobre os cuidados que tem com os usuários. Ao fim do trajeto, estudantes da ACE prepararam o 6º Curta a Loucura, com uma programação especial envolvendo apresentações musicais, exposições e oficinas.

Segundo a coordenadora do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS) e do Serviço Ambulatorial de Psiquiatria (SAPS), Josiane Kintzel Welter, a ação tem grande importância para a conscientização. “Muitas pessoas tem o pensamento de que o lugar do doente mental é trancado. Antigamente os deficientes físicos eram mantidos trancados e a inclusão deles melhorou muito sua qualidade de vida. É isto que deve acontecer com as pessoas com problemas de saúde mental”, comentou Josiane.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Divulgação
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *