Confira a programação da 16ª Feira do Livro de Joinville

A 16ª Feira do Livro de Joinville, cujo tema deste ano é “Literatura: aproximando corações”, já tem sua programação definida. Destaque para os autores portugueses, já que Portugal é o país é o homenageado da edição. Nomes nacionais, como Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Marina Colasanti, que voltam à feira, também abrilhantam o evento joinvilense que ocorre entre 7 e 16 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Quem passar pela feira poderá conversar com muitos escritores locais, regionais e nacionais sobre suas obras e temas diversos. Serão dez dias de palestras, painéis, bate-papos, sessões de autógrafo, apresentações teatrais e de corais, contação de histórias, encontros com autores, lançamentos, minicursos, concursos, oficinas, desfile e muito mais.

Raphael Montes é um dos principais nomes da literatura policial brasileira na atualidade, com seus romances publicados em 22 países  – Foto: Divulgação

Esta edição da feira conta com a parceria do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Governo dos Açores e Embaixada de Portugal para destacar a cultura e a literatura do país europeu. Entre as atrações convidadas do além-mar, a feira traz Mafalda Milhões e Nuno Costa Santos. Além disso, as comemorações irão incluir logo na solenidade de abertura uma homenagem com a interpretação de trecho do Memorial do Convento, de José Saramago.

Raphael Montes, Léo Cunha e Tino Freitas também compõem o time de escritores premiados que estarão em Joinville. O evento também conta com a participação de muitos escritores locais. “Trazemos para Joinville os autores que podem fazer a diferença na leitura do livro e da vida, e eles falam normalmente de tantos lugares, para tantas áreas, que, em qualquer momento, vale a pena ouvi-los”, destaca Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura e Educação, que organiza o evento literário.

Painéis temáticos

Serão diversos temas abordados em painéis e oficinas durante a Feira do Livro. Na segunda-feira (10), por exemplo, haverá o painel “Fake News – Notícias falsas que circulam e muita gente acredita. Você sabe por quê?”. O assunto será debatido por Domingos Aquino, Maria de Lourdes Bello Zimatt e Norival Raulino da Silva Junior.

Outro tema importante é a palestra “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a mulher”, com Erica Paes e Cristina Machado. Erica é ex-lutadora de MMA e ensina mulheres a se defenderem de assédio ou violência. Nesta mesma linha, haverá o painel “Feminicídio e violência contra mulher”, com Erica Paes, Cristina Machado, Maria Elisa Máximo e convidados. Ambos encontros serão no sábado (8).

Estrela da literatura infanto-juvenil, Thalita Rebouças tem dezenas de livros publicados – Foto: Divulgação

Leandro Antunes Berti, coordenador de Tecnologias Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, vai ministrar, na terça-feira (11), a palestra “A Nanotecnologia e seu impacto no empreendedorismo inovador”.

Programação

Clique sobre as datas para conferir os detalhes de cada dia. A programação está sujeita a alterações diante de imprevistos.

Sexta-feira (7) – Abertura

Sábado (8) – Dia da Família

Domingo (9) – Dia da HQ

Segunda-feira (10) – Celebração a Camões

Terça-feira (11) – Dia da Tecnologia

Quarta-feira (12)

Quinta-feira (13)

Sexta-feira (14)

Sábado (15)

Domingo (16)


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *