Literatura infantil de Joinville ganha novos títulos no sábado

A bibliografia joinvilense na área da literatura infantil ganhará mais dois títulos neste sábado (11). Trata-se de “Macacos na Teia”, de Marlete Cardoso, e “Edu Cação”, de Marinaldo de Silva e Silva, ambos com ilustrações assinadas por Humberto Soares. Os dois autores integram a Associação das Letras, entidade dedicada a divulgar o trabalho dos escritores locais e incentivar o hábito da leitura em Joinville.

“Macacos na Teia” é o segundo livro de Marlete Cardoso, que em 2016 publicou “Coração Guarani”, obra sobre uma lenda indígena cuja renda está sendo revertida para a construção da Casa das Mulheres da aldeia Tekoá Tarumã. Criado em forma de literatura de cordel e com ilustrações de Humberto Soares, o livro aborda temas distintos, desde o uso exagerado dos meios digitais e a influência dos anúncios comerciais até ecologia, família e brincadeiras da infância.

Na história, um bando de macaquinhos vive em harmonia até que um deles se chateia e causa uma grande divisão. Um grupo de desordeiros começa a desrespeitar a floresta e seus habitantes, e para não serem importunados, distribuem antenas, celulares e computadores para os animais, a fim de distraí-los e continuar com as maldades.

“‘Macacos na Teia’ nasceu da minha vontade de ajudar, ao ver nosso mundo tão dividido e pouco fraterno, onde as telinhas impõem novos e nocivos hábitos”, contou Marlete.

Já “Edu Cação” é o 12º título da carreira literária de Marinaldo de Silva e Silva, o quarto na seara infantil. Com 25 páginas ilustradas por Humberto Soares, o livro conta as aventuras do peixinho Edu e fala da educação e da formação do ser, trazendo reflexões sobre o perdão, a leitura e o protagonismo da vida. É, segundo o autor, uma obra pensada nos pequenos, mas para todas as idades.

“‘Edu Cação’ é um livro de inspiração na infância, que conta, por meio de um texto poético e de ilustrações lúdicas, uma pequena história sobre as delicadezas da alma e do mergulho nas sutilezas”, revelou Marinaldo, que está à disposição para convites de escolas e universidade públicas e particulares para falar sobre afetividade, que é o conceito trabalhado no livro.

“Macacos na Teia” é publicado pela Editora Areia e custa R$ 19,90. O lançamento será às 14 horas, no Museu de Arte de Joinville (MAJ), durante a Feira Jardim Criativo. “Edu Cação” faz parte da Coleção Amo Ler e será lançado às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal de Joinville. Custa R$ 15.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *