Festival Paralímpico Escolar ocorre neste sábado

O 8º Festival Paralímpico Escolar Recreativo de Joinville ocorre neste sábado (11). O evento, realizado pela Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), por meio do Departamento de Paradesporto, é aberto ao público e será sediado nas unidades Saguaçu II e III do Bom Jesus/Ielusc, no número 84 da rua Mafra, no bairro Saguaçu, das 9 às 11h30.

O festival reúne alunos com deficiência das escolas públicas e particulares, com no mínimo seis anos de idade, para desenvolverem e difundirem atividades paralímpicas e recreativas. Diferente das outras, esta edição será no fim de semana. A intenção, segundo a coordenadora do Paradesporto da Sesporte, Rosicler Ravache, é de que os pais participem deste contato para que facilite aos alunos a adaptação com a prática de esportes.

“É importante que o pai veja que o filho é capaz de praticar esportes, apesar de ter sua deficiência. Queremos que pais e escola estejam ainda mais unidos”, destacou Rosicler. Um dos objetivos do festival é também encontrar possíveis novos atletas para o Parajesc.

Durante o festival, os 220 alunos, previamente inscritos, de escolas públicas e particulares vão se socializar com seus 60 amigos convidados, por meio da prática de basquete sobre a cadeira de rodas, vôlei sentado e bocha paralímpica.

Rosicler explica que as três edições do festival deste ano terão um formato diferenciado, atendendo às solicitações dos pais e professores. A duração do evento foi diminuída e o número de modalidades oferecidas foi reduzido. Segundo a coordenadora, é para que os alunos não fiquem muito cansados, como foi percebido em edições anteriores, conforme a pesquisa feita com os pais e professores.

“Fizemos um sistema de rodízio das modalidades para que as crianças possam aproveitar muito mais e os técnicos possam avaliar as habilidades das crianças para indicá-las aos locais devidos para a prática do esporte”, completou Rosicler.

As outras duas edições do festival vão acontecer em 21 de setembro e em 23 de novembro. Cada edição contará com modalidades diferentes de esportes. O festival ocorre com o apoio da Secretaria da Educação (SED) e do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe). Estagiários dos cursos de Educação Física da Univille e da Faculdade Ielusc e técnicos da Sesporte e do Cepe vão acompanhar os alunos durante as atividades.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura de Dourados
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *