Ronaldo Diniz abre exposição que retrata animais em extinção

Espécies nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção são o tema da exposição “Animais em Diluição”, que será aberta neste sábado (4), às 10 horas, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexa à Casa da Cultura de Joinville.

Assinada pelo artista plástico Ronaldo Diniz, a série de pinturas em nanquim sobre papel aborda o tema de forma poética, usando a diluição como metáfora. Os animais são retratados com rostos bem definidos, mas com partes dos corpos menos nítidas representando o desaparecimento das espécies da natureza.

A mostra é composta por doze pinturas que trazem desenhos de onça-pintada, quati, tamanduá-mirim, anta, macaco bugio, macaco-prego, lontra, gato-mourisco, cachorro-do-mato, porco-do-mato, entre outros.

A exposição traz, ainda, o desenho-instalação de uma jaguatirica, ilustrando uma parede externa da galeria (foto no topo). A imagem foi desenhada em carvão e sem uso de produtos fixadores e deve apagar-se gradativamente. “A obra está relacionada com o tema da exposição e a ideia é que o desenho vá se diluindo com o tempo”, comenta Ronaldo Diniz.

A abertura da exposição terá a participação especial da banda joinvilense Azul Rasgado, que vai apresentar seu repertório de músicas autorais de estilo rock rural místico.

A exposição “Animais em Diluição” segue até o dia 4 de junho. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. A Galeria Victor Kursancew fica na rua Dona Francisca, 800, no bairro Saguaçu.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Ronaldo Diniz
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *