Câmara de Vereadores aprova moção de apoio à Udesc Joinville

Os vereadores de Joinville aprovaram, na segunda-feira (29), uma moção de apoio à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O documento, de autoria do vereador e presidente da CVJ, Cláudio Aragão, e endossado pelos demais vereadores, solicita que o governo do estado reveja a decisão de corte de recursos da universidade.

Leia também:
Udesc se mobiliza para evitar corte proposto por Carlos Moisés

Aragão recebeu, na última quarta-feira (24), o diretor-geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, acompanhado pelo professor Antonio Heronaldo de Sousa (reitor da Udesc na gestão 2012-2016) e o pró-reitor de planejamento, Márcio Metzner. O grupo apresentou ao vereador a preocupação da comunidade acadêmica com a possível redução do percentual orçamentário da Udesc, que está em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A proposta enviada ao parlamento catarinense corta 10% do repasse de recursos via duodécimo à universidade e também à Assembleia Legislativa (Alesc), ao Tribunal de Justiça (TJSC), ao Ministério Público (MPSC) e ao Tribunal de Contas (TCE-SC). Duodécimo significa que a verba é dividida e depositada durante os 12 meses do ano.

O texto da moção cita êxitos da Udesc, como a formação dos primeiros 3 mil engenheiros de Joinville e seus 300 estudantes de mestrado e doutorado na cidade. Na tribuna, vereadores falaram sobre a contribuição da Udesc no desenvolvimento econômico e social de Joinville. “Esse boom que a indústria joinvilense vem tendo ao longo de sua história tem muito da Udesc”, disse Rodrigo Fachini (MDB).

Além de elaborar a moção, Aragão também agendou para o dia 3 de maio, às 10 horas, uma visita ao campus da Udesc Joinville, acompanhado do deputado estadual Fernando Krelling, para conhecer as instalações da instituição e ouvir as reivindicações da comunidade acadêmica.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo/Udesc
Informações: Udesc Joinville | CVJ

3 comentários em “Câmara de Vereadores aprova moção de apoio à Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *