Simone Ponte Ferraz bate melhor marca na Maratona de Hamburgo

A catarinense Simone Ponte Ferraz, atleta da Corville, correu neste domingo (28) a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, sua primeira prova na Europa, e bateu o próprio recorde. Com o tempo de 2h38m35s, a maratonista que figura entre os principais nomes do atletismo brasileiro, se aproxima cada vez mais da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, neste ano, e da Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2020.

Simone Ponte Ferraz durante a prova na Alemanha

“Correr na Europa foi sensacional, mesmo com as condições climáticas desfavoráveis por causa da chuva e frio, consegui me superar e ir além”, relevou a atleta, comemorando o ótimo início de temporada.

Simone imprimiu um ritmo muito forte desde o início da prova, conforme relatou em redes sociais: “Larguei pensando em fazer uma prova super ritmada, sair no ritmo que eu quero terminar, mas corri dois quilômetros e fui tomada pela emoção e alegria contagiante da torcida. Corri tão forte que bati meu recorde pessoal da meia-maratona dentro da maratona: 1h16m29s.”

Ela sabia, porém, que essa puxada cobraria um preço. Na parte final da prova, já com o ritmo mais lento, ela achava que ia desabar a qualquer momento. E o frio, de 6°C, deixava tudo pior. Sentia mãos e pés congelados, tanto que nem conseguia o gel carboidrato. Mas ela aguentou firme e logo viu a linha de chegada.

Simone credita o resultado à preparação intensa e ao trabalho de equipe. “Foi a mais longa e mais dura que já fiz”, escreveu. Ela conta que teve apenas três dias de folga nos últimos quatro meses, período em que disputou (e venceu) várias provas, usando-as também para treinar.

Projeto olímpico

Com o resultado, Simone se aproxima cada vez mais da Olimpíada de Tóquio, em 2020, seu grande sonho e projeto. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não definiu os critérios de escolha, mas o trabalho e os resultados de Simone a credenciam como uma das principais concorrentes para representar o Brasil nos jogos.

Texto: Felipe Silveira
Fotos: Divulgação

2 comentários em “Simone Ponte Ferraz bate melhor marca na Maratona de Hamburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *