Moradores de Pirabeiraba aprovam binário em aŕea central

Moradores de Pirabeiraba concordaram com a implantação de binário para alteração do trânsito no bairro. Em audiência pública realizada no bairro na quarta-feira (24), a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud) apresentou algumas possibilidades de melhorias de fluidez do tráfego e anunciou que algumas ruas devem receber pavimentação a partir de junho deste ano. A alteração no tráfego só seria feita após essas obras.

O binário será formado por um circuito que compreende as ruas Olavo Bilac, Vereador Guilherme Zuege, Conselheiro Pedreira e João Eberhardt. De acordo com o secretário de Planejamento, Danilo Conti, as mudanças vão reduzir a zero o tempo médio de espera para passar pelo viaduto com a BR-101, no cruzamento da rodovia com a estrada Dona Francisca.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Pirabeiraba, Fernando Nava, o projeto contempla as necessidades do bairro, mas “não vai agradar a todos”. Ele acha que a mudança vai limitar a atividade comercial. Por isso, destacou a necessidade de um fortalecimento do potencial turístico do bairro.

As ruas Olavo Bilac, Eugênio Kunde e João Eberhardt estão orçadas no valor do empréstimo de R$ 61 milhões da Prefeitura com o Banco do Brasil. O asfaltamento, segundo Conti, está previsto para ter início ainda em junho deste ano. Também integrantes do binário, as ruas Conselheiro Pedreira e 27 de Maio seriam contempladas no recurso que a Prefeitura está buscando com a Caixa Econômica, no valor de R$ 100 milhões.

Alguns moradores defenderam que essa pavimentação só seja realizada se for antecedida de obras de saneamento básico. O secretário de Infraestrutura, Romualdo França, atentou que apenas a Companhia Águas de Joinville poderia responder sobre os planos para o saneamento básico da região.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Mauro Arthur Schlieck
Informações: Divisão de Jornalismo da CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *