Multas do estacionamento rotativo começam ser aplicadas na sexta

A partir da próxima sexta-feira (26), o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) vai dar início ao funcionamento efetivo do novo Sistema de Estacionamento Rotativo Público. Desde o dia 15 de abril, os 60 agentes de trânsito, juntamente com os 37 agentes da Guarda Municipal, trabalharam na orientação dos motoristas que utilizam o estacionamento rotativo, sem autuação aos infratores.

Um total de 498 motoristas receberam orientações dos agentes por utilizarem o estacionamento rotativo fora das normas. Porém, a partir do dia 26, além de receberem orientações, os motoristas passarão a ser autuados por infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

O estacionamento rotativo funciona das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados. É gratuito e permite a utilização de uma vaga por até duas horas ao dia. Após o período, o motorista é obrigado a retirar o veículo da vaga ou será autuado.

Segundo o gerente de operações do Detrans, Atanir Antunes, os agentes serão divididos em dez áreas de trabalho e em três turnos, fiscalizando as 905 vagas de estacionamento disponíveis nas 17 ruas em que o sistema foi implantado. “Os motoristas devem observar bem a sinalização para que não sejam surpreendidos por. As placas são bem explicativas. Basta ler com atenção que não terão problemas”, disse Antunes.

Das 905 vagas, 758 são para carros (2 horas de permanência), 30 para caminhões (1 hora), 33 para idosos (2 horas), 22 para pessoas com deficiência (2 horas), 35 para motos (2 horas) e 27 para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).

Quem não cumprir a norma e deixar seu veículo na vaga por um período maior do que o permitido receberá multa no valor de 195,23. A infração é grave e o condutor perde cinco pontos da carteira de habilitação. Os veículos também poderão ser guinchados. A mesma vaga poderá ser utilizada uma vez ao dia por veículo.

Equipados com tablets e smartphones, os agentes preencherão planilhas com os horários de chegada e saída dos automóveis, por meio do programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), e utilizarão o bloco eletrônico do Sistema Radar, fornecido pelo Serpro, do Governo Federal, que faz a gestão de infrações de trânsito, desde o registro pelo agente até a impressão e postagem das notificações para pagamento das multas. Os profissionais farão a fiscalização de todas as infrações de trânsito.

As vias em que o sistema foi implantado são as ruas dos Ginásticos, Mario Lobo, Luiz Niemeyer, Princesa Izabel, Dona Francisca, 15 de Novembro, do Príncipe, travessa Bachmann, 9 de Março, Jacob Richlin, Três de Maio, Rio Branco, Sete de Setembro, Padre Carlos, Marinho Lobo, Abdon Batista e Frederico Stoll.

Após a implantação de galerias do Projeto Rio Mathias na área central, o estacionamento será implantado também nas ruas São Francisco, São Joaquim, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *